O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos em que pede informações e providências sobre área pública localizada nos bairros Jardim Nossa Senhora Aparecida e Zanaga II e sobre limpeza na feira livre do Zanaga.
Feira livre
No primeiro documento, Zoppi afirma ter recebido reclamações de moradores dos bairros Jardim Brasil, Jardim Nossa Senhora Aparecida e Profilurb a respeito do problema de limpeza das ruas após a realização da feira livre do Zanaga.
“A cada semana o problema é o mesmo. A varrição é feita ao término da feira e os feirantes que colocam suas barracas acabam deixando grande quantidade de sacos de lixos nas calçadas. Segundo os moradores, animais de rua e vândalos acabam destruindo os sacos de lixos e o lixo espalhado causa grandes transtornos à população”, relata.
De acordo com o parlamentar, o problema se agrava em dias de chuva, em que o lixo causa entupimento de bueiros e bocas de lobo. “Esses moradores solicitam através da prefeitura a instalação de contêineres junto à feira livre. Com isso esses feirantes poderiam colocar os sacos de lixos nos contêineres”, acrescenta.
No requerimento, o vereador pergunta se a administração regional do Zanaga tem recebido reclamações quanto ao lixo e quais providências têm sido tomadas. Questiona, ainda, se existe a possibilidade de instalação de contêineres nas imediações.
Área pública
Em outro documento, Zoppi pede informações sobre uma área pública localizada entre as ruas Albertino Machado e Mem de Sá e a Avenida Nina Rodrigues, nos bairros Jardim Nossa Senhora Aparecida e Zanaga II, após ter recebido reclamações de moradores.
“A área pública é de grande extensão e, segundo informações, antigamente era conservada e utilizada como uma pista de motocross. Porém como há já algum tempo não é mais utilizada, foi tomada por mato alto, descarte de entulho e concentração de usuários de drogas, além de ser alvo de incêndios e do aparecimento de escorpiões, mosquitos, pernilongos e outros insetos nas casas ao redor”, expõe.
Segundo o parlamentar, os moradores da região se sentem inseguros e prejudicados com a situação. “Diariamente pessoas descartam todo tipo de entulho nas margens da área. No momento em que estávamos no local, visualizamos um cidadão adentrando a área para utilizar entorpecente. Devemos tomar ciência dos problemas a nós apresentados e atender os moradores, pois todos esses fatos prejudicam a população que lida dia a dia com esse transtorno e acabam se sentindo esquecidos”, conclui.
No requerimento, Zoppi pergunta se a prefeitura tem conhecimento dos problemas relatados na área e quais providências iniciais poderiam ser tomadas para amenizar a situação. Questiona também se é possível colocar alambrados ao redor da área, para evitar o descarte de entulho e a entrada de pessoas, bem como o envio de uma equipe para efetuar a limpeza e retirada do lixo.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quarta-feira (20).