O presidente da Câmara Municipal, Marco Antonio Alves Jorge (PDT), o Kim, recebeu durante a sessão de hoje (8) um documento da presidente do Rotary Clube de Americana, Raquel Romanelli Zalaf, manifestando-se contra o fechamento do escritório da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) no município.
“Preocupamo-nos muito com a questão do meio ambiente e por este motivo nos manifestamos contrariamente ao fechamento da agência”, afirma o documento. Junto ao documento entregue a Kim, a presidente do Rotary anexou uma carta enviada ontem (7) a Francisco Graziano Neto, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e a Fernando Cardozo Fernandes Reis, presidente da Cetesb.
“Americana é importante cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e sofre com o crescimento de empresas de cidades vizinhas, sendo que a preocupação com o mau-cheiro e índices de poluentes presentes no ar remonta há décadas. Em épocas de seca, com a concentração da poluição, o problema com o mau-cheiro e índices de poluentes se agravam ainda mais. (...) Algumas características geológicas da cidade contribuem para a concentração de poluição: Americana é uma depressão, o centro da cidade fica como um fundo de bacia, o que dificulta a dispersão dos poluentes. (...) Reforçamos a necessidade de uma agência da Cetesb aqui em Americana, que possa fiscalizar e orientar o crescimento e desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, diz a carta.
O presidente da Câmara, autor de projetos e ações de combate à poluição causada pela queimada da cana-de-açúcar em Americana e região, afirmou que é “fundamental o posicionamento firme e a união de todos os segmentos da comunidade” para garantir a qualidade do meio ambiente de Americana.
Publicado por: Assessoria de Imprensa