A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (3) sessão solene para a entrega do título de cidadã americanense a Karla Cristina Martins da Costa. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP).
Biografia
Karla Cristina Martins da Costa nasceu no dia 25/09/1978, em Brasília-DF, filha de Wagner Cabral da Costa e Nancy Martins Cabral da Costa. Irmã de André e Rodrigo.
Começou a jogar basquete aos 8 anos de idade no Clube Vizinhança n° 1 em Brasília, por incentivo do seu irmão Rodrigo e da prima Renata. Aos 15 anos participou de uma peneira na Ponte Preta de Campinas, com cerca de 400 meninas, sendo escolhida com mais 4 meninas apenas. Graças ao apoio dos seus pais, teve a oportunidade de iniciar sua carreira na melhor equipe que existia na época.
Jogou na Ponte Preta de Campinas por 2 anos, sendo bicampeã infanto-juvenil. Depois foi para o BCN de Piracicaba, sendo campeã juvenil por mais 2 anos. Foi convocada para seleção brasileira juvenil, onde se sagrou campeã Pan-Americana, vice-campeã Sul-Americana e 4° lugar no Mundial Juvenil.
Passou por equipes como Microcamp-Campinas, São Paulo, Botafogo, Ourinhos e Catanduva. Aos 23 anos foi jogar no Dynamo da Rússia. Logo depois, atuou pelo Polfa Pabianice na Polônia, onde jogou por 2 anos.
Em 2003, quando voltou da Rússia, precisando fixar residência em alguma cidade do estado de São Paulo, passou por Americana. Até então Karla só tinha visitado a cidade para jogar contra o time local, mas se apaixonou por Americana e decidiu fixar residência aqui.
Em 2008 foi contratada pela Unimed-Americana vindo definitivamente para a cidade. Desde então foram 21 títulos representando a cidade de Americana: paulista, brasileiro, sul-americano de clubes, jogos abertos e jogos regionais.
Jogou as Olimpíadas de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres 2012.
Em 2014 tornou-se sargento da aeronáutica tornando-se bicampeã mundial militar e em 2015 ano passado foi eleita a melhor jogadora do mundial.
No de 2015, com sua sócia Luciana Longo, abriu ao público o quiosque de culinária saudável “Comer Sem Culpa e Cia”, pois sempre acreditou que a saúde está totalmente ligada a alimentação.
Publicado por: Assessoria de Comunicação