A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (15) a primeira sessão simulada da edição 2016 do projeto “Câmara Jovem”. Dezenove alunos do CCPA – Centro Capacitação Profissional Adolescente, do bairro Jardim Ipiranga, foram vereadores mirins por uma noite.
Os vereadores Celso Zoppi (PT) e Moacir Romero (PT) participaram da abertura dos trabalhos e utilizaram a palavra para ressaltar a importância do projeto. A mesa diretora foi composta por Bianca Fola Flores (presidente), Lívia Côrrea da Silva (primeira secretária) e Talita Souza Cardoso (segundo secretária). Foram discutidos sete projetos de lei, seis moções e duas indicações.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
Projetos
Cinco projetos de lei foi aprovado pelos vereadores mirins:
- Institui o programa pé na faixa no município de Americana;
- Dispõe sobre a criação do projeto “Voz Ativa”, no qual jovens com curso técnico e/ou profissionalizante se colocam à disposição para ministrar palestras para outros jovens;
- Institui o programa “Reuso da água da chuva”;
- Dispõe sobre a criação de um centro de apoio a moradores de baixa renda;
-Institui a criação de eventos culturais na cidade de Americana, com a participação da população.
Moções
- Moção de aplausos à Sra. Cintia Aparecida Marques Caldeira, coordenadora do Projeto Câmara Jovem;
-Moção de aplausos ao Sr. Lucas Leoncine;
- Moção de aplausos ao S. José Marcelo Moro, assessore do vereador Moacir Romero, pelos ensinamentos sobre politica;
- Moção de aplausos ao Sr. Prof. Vinicius Ghizini pela aula sobre politica, para alunos do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente (CCPA);
- Moção de aplausos aos serviços prestados pelo Sr. Frederico Cazarin Barbosa;
- Moção de aplausos a Giuliana Meira Brandão, coordenadora do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente.
Indicação
- Limpeza e reforma no Parque Zoológico;
- Indica o aumento do policiamento na creche Tio Franchi Situada na Rua Ibirapuera, 09– Jardim Ipiranga.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação