A primeira reunião executiva da Comissão Provisória Intermunicipal – que reúne representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Americana, Santa Bárbara D`Oeste e Nova Odessa – decidiu hoje (9) disparar um conjunto de ações para sensibilizar o Governo Estadual a realizar as obras de ampliação do trevo de ligação entre Americana e Nova Odessa, na SP 304, divisa entre os dois municípios.
“Esta obra só pode ser realizada pelo Governo do Estado e o custo dela é relativamente baixo. Há anos, os municípios pleiteiam a sua execução”, defendeu o secretário Municipal de Transportes e Sistema Viário, João Batista Biagioni.
A passagem de carros no local, por baixo da rodovia, é uma adaptação precária, disse ele, de um sistema que foi originalmente construído para a passagem de águas pluviais. “Não podemos nem dizer que é um viaduto, é um túnel adaptado para passagem de carros”, disse o secretário. Os municípios pleiteiam o alargamento do túnel e a construção de faixas amplas de acesso e circulação.
O presidente da Câmara de Americana, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim, propôs que os Legislativos dos dois municípios organizassem ações – que seriam iniciadas com o protocolamento de requerimentos e moções – visando sensibilizar o governo estadual para a necessidade de execução da obra. As ações deverão ser detalhadas e iniciadas nos próximos dias.
Lazer para jovens
A Comissão Intermunicipal discutiu também na reunião de hoje a questão da utilização de postos de gasolina como áreas de lazer pelos jovens, problema comum aos três municípios. Uma das propostas foi a de procurar uma área com fácil acesso para a população dos três municípios, que seria transformada em ponto de encontro com estacionamento para automóveis e sistema preventivo de segurança.
Kim fez um relato, durante a reunião, da Audiência Pública realizada pela Câmara de Americana, no mês passado, para discutir a questão. “A audiência, que teve a presença de todos os segmentos, incluindo grupos de jovens e empresários do ramo de postos de gasolina, trouxe alguns consensos. Um deles é o de que os jovens buscam os postos porque são locais iluminados, mais seguros do que qualquer área isolada, com fácil estacionamento e acesso às lojas de conveniência. Por isso, a criação de um local que reúna parte destas características poderá trazer resultados”, defendeu.
Participaram também da reunião, por Americana, o secretário de Governo e Comunicação, Orestes Camargo Neves e o secretário de Cultura e Turismo, Fernando José Giuliani; por Nova Odessa, a vice-prefeita Salime Abdo, o diretor da Guarda Municipal (GM) José Darci Secco, a coordenadora de Cultura Suely Welsh Liepkaln, e o engenheiro Eduardo Nikolas Rosamília, da Secretaria de Obras; e, por Santa Bárbara, o secretário de Governo Joel José Pinto de Oliveira.
Publicado por: Assessoria de Comunicação