O vereador Rafael Macris (PSDB) reuniu-se na segunda-feira (16) com o vice-prefeito de Americana, Roger Willians, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Guimarães e o secretário adjunto da Fazenda, Ricardo Fernandes, para discutir alternativas para a redução do tempo necessário para a abertura de empresas no município.
Durante o encontro, Macris destacou que protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona a possibilidade de implantação no município do programa “Acelera Empresa”. “O objetivo é reduzir esse trâmite que demora no mínimo vinte dias para no máximo dois dias, como acontece nas cidades de Campinas e Sorocaba”, explicou o parlamentar.
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, a redução do tempo é possível, desde que faça uma readequação no trâmite burocrático. “Existem ações que podem ser tomadas, viabilizando a abertura da inscrição municipal em menor tempo, facilitando para os empresários”, explicou Guimarães.
Para o vice-prefeito, o programa poderia acarretar na chegada de novas empresas, melhorando a arrecadação do município. “A sugestão do vereador vem ao encontro com aquilo que nós pensamos em termos de agilidade da administração pública, especialmente na área de geração de emprego e de renda, que é o mais importante para a cidade de Americana nesta fase de retomada de crescimento”, frisou Roger Willians.
Ao final da reunião, Macris destacou a importância da abertura de novas empresas para a economia da cidade. “É sabido que nos últimos anos, em função da crise nacional, Americana teve o fechamento de grandes empresas. Toda essa situação gerou um grande contingente de desempregados em nosso município. Fomentar o empreendedorismo na cidade seria importante para minimizar esta lacuna e recompor, em parte, o que essas empresas deixaram de recolher de impostos para a prefeitura”, completou o vereador.
Publicado por: Assessoria de Comunicação