Comissão de Desenvolvimento Econômico discute alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Urbanístico


Visualize fotos

 

Os vereadores Welington Rezende (PRP), Juninho Dias (PMDB) e Rafael Macris (PSDB), presidente e membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Americana, reuniram-se nesta quarta-feira (1) com representantes de associações de engenheiros e arquitetos e profissionais da área para discutir sugestões de alterações ao Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Urbanístico (PDFU).

 

Durante o encontro, foram discutidas alterações em pontos como padronização de calçadas, regras para implantação de condomínios horizontais e verticais,  permeabilidade do solo e aproveitamento dos terrenos. “O objetivo dessas reuniões é alterar o PDFU nos pontos que, segundo os profissionais, poderiam afastar investidores futuros da cidade e atrasar o desenvolvimento de Americana”, avaliou o vereador Welington Rezende.

 

Uma das alterações consideradas mais importantes é a obrigatoriedade de destinação de duas vagas de estacionamento por unidade habitacional em condomínios – a legislação municipal anterior previa apenas uma vaga, tendo sido modificada na nova redação do PDFU aprovada no final do ano passado. De acordo com os profissionais da área, a alteração é prejudicial aos empreendedores e à população.

 

“Entendemos que essa obrigação de duas vagas pensa em contemplar a nova realidade da cidade, que possui uma extensa frota de veículos particulares. Contudo, a destinação de duas vagas acaba por impedir o pequeno empreendedor de construir e encarece o valor do imóvel, impedindo o acesso às famílias de menor poder aquisitivo. Por isso, está sendo sugerida uma flexibilização deste item”, explicou Rezende.

 

As sugestões e alterações levantadas durante a reunião serão compiladas e apresentadas ao secretário municipal de Planejamento, Cláudio Amarante, para discussão da viabilidade de aplicação, através de projeto de lei que modifique o PDFU.

 

“Recebemos uma resposta positiva da sociedade no que tange a existência de uma comissão de vereadores que tenha contato com os profissionais da área. Essa discussão, esse canal entre legislador e o profissional era algo que faltava para o melhor desenvolvimento da cidade. Esperamos que essas alterações sejam aceitas pela prefeitura e tragam resultado prático e positivo para Americana”, concluiu o presidente da comissão.

 

 




Publicado por: Assessoria de Comunicação