O vereador Welington Rezende (PRP) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Departamento de Água e Esgoto de Americana sobre o ramal de esgoto que corta o Ribeirão Quilombo, localizado na Avenida Bandeirantes.
De acordo com o parlamentar, o problema é o lançamento de detritos no local, que reflete em mau cheiro e poluição ambiental. “Os moradores da região reclamam que o escoamento de dejetos no Ribeirão Quilombo tem ocorrido por causa do rompimento do coletor tronco, instalado às margens da Avenida Bandeirantes, em frente à secretaria de Saúde do município”, relata.
Ainda segundo Rezende, a irregularidade já foi apontada em requerimento de 2016 e, à época, o diretor técnico do DAE, Leandro Tresoldi, afirmou ter ciência do lançamento in natura de esgoto no Rio Quilombo em virtude de avaria no braço de sustentação da tubulação, e que para o conserto a Prefeitura teria de captar recursos nas esferas estadual ou federal.
No requerimento, o vereador questiona se o problema ainda persiste e qual solução será dada ao caso. Pergunta, ainda, o valor detalhado da obra, com gastos com pessoal, materiais e equipamentos, se os recursos para a manutenção já foram captados e qual o cronograma da obra de reparo.
“Não dá para aceitar o despejo de esgoto no ribeirão por tanto tempo. O transtorno é ambiental e sentido no dia a dia dos moradores, que sofrem com o mau cheiro e falta de preservação de recursos naturais”, conclui.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (16).
Publicado por: Assessoria de Comunicação