O vereador Guilherme Tiosso (PRP) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações sobre o transporte de animais que serão utilizados no desfile de cavaleiros e na festa do Peão de Americana.
Segundo o vereador, o fato de o evento reunir animais de diversos estados pode trazer o risco da disseminação de doenças, inclusive em contaminação em humanos. O argumento se baseia em legislação estadual que estabelece que o transporte de equídeos, independente de origem, destino e finalidade, somente está autorizado a ser realizado mediante acompanhamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) e resultados de exames que atestem a saúde dos animais.
“As normas criadas pela resolução da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento citada são de extrema importância para a prevenção do contágio de diversas doenças graves entre os animais e para os seres humanos”, explica Tiosso. “É de conhecimento geral que o desfile dos cavaleiros e a festa do peão atraem milhares de pessoas em suas edições, fazendo com que um possível diagnóstico de ‘mormo’ ou quaisquer outras doenças nos animais que estarão presentes no evento seja ainda mais alarmante”, acrescenta.
No requerimento, Tiosso pergunta se a responsabilidade pelo transporte dos animais que participam da festa do peão e do desfile dos cavaleiros é inteiramente do Clube dos Cavaleiros ou se alguma outra empresa ou entidade é responsável. Questiona se o Clube dos Cavaleiros tem controle dos documentos exigidos pela legislação, se o transporte dos animais que participam da festa é realizado seguindo determinação legal e se já houve notificação por desrespeito às leis.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão de quinta-feira (23).
Publicado por: Assessoria de Comunicação