Vereador Sacilotto participa de entrega de "Selo pelo uso de biodiesel" pela Petrobrás à empresa Ouro Verde de Americana


Vereador Sacilotto participa de entrega de "Selo pelo uso de  biodiesel" pela Petrobrás à empresa Ouro Verde de Americana


O selo com os dizeres “Movido a biodiesel, a energia que se planta”, que certifica o uso do biodiesel no combustível em toda frota de veículos do Grupo Ouro Verde, com sede em Americana, foi entregue pelo gerente regional da Petrobrás Distribuidora S.A., Paulo Ricardo Rachel de Avelar, aos diretores e presidente da empresa, Francisco Luis Bendilatti, na manhã de hoje (18/07). O vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou da reunião e visita para certificação da empresa, que faz uso de 2% do biodiesel desde o mês de abril em todos os ônibus e caminhões da empresa, composta por cerca de 500 veículos, incluindo as garagens de Americana e Sumaré. A utilização do combustível pela empresa ultrapassa 1 milhão de litros por mês, um investimento positivo ambientalmente.

Também estiveram na empresa o secretário de Transportes e Sistema Viário (Setransv) de Americana, João Batista Biagioni, que será responsável por fiscalizar o uso do combustível em todas as empresas do município a partir do próximo ano, e o diretor da Unidade de Educação Ambiental e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Cosmo Sabino dos Santos, que parabenizou o vereador pela iniciativa da legislação e os empresários pela preocupação em colocá-la em prática antes mesmo de entrar em vigor a Lei Federal sobre o assunto. “Estamos todos orgulhosos pelo pioneirismo de Americana”, garantiu.


A certificação por meio dos selos não foi apenas simbólica, mas a empresa os recebeu para serem colados nos 220 ônibus da frota de transporte urbano de Americana e caminhões da garagem como forma de divulgar a preocupação da empresa de transportes com o meio ambiente, qualidade de vida da população e também adequação à Lei Federal, antecipada no município por legislação de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB).

Para o gerente de transporte, Marcos Pablos, o adesivo do programa que todos os ônibus irão receber é uma oportunidade de levar ao público o trabalho que está sendo feito pela empresa, com o meio ambiente como o principal foco”, esclareceu. “Agora é preciso pressionarmos para o governo diminuir os impostos sobre o biodiesel, para que seja compensador cada vez mais o uso pelas empresas”, complementou Sacilotto.

A cidade de Americana é a primeira cidade do Estado e do Brasil a ter uma legislação desta natureza e a empresa Ouro Verde foi a primeira empresa a se adequar a estes padrões ambientais. De acordo com sua lei, nº 4.272, publicada em 2003, as empresas de transporte urbano tem até janeiro de 2008 para se adequarem ao uso de 2% do biodiesel nos combustíveis de sua frota e 5% até o ano de 2010.

“A nossa lei vale a partir de 1º de julho. Nós antecipamos a Lei Federal, mandamos documentação, em 2003, ao Ministério do Meio Ambiente para manifestação sobre sua legalidade e a resposta da Procuradoria do Estado foi de que sobre meio ambiente o município é concorrente, sendo válida nossa iniciativa. E há três anos, escrevi um artigo, publicado em jornal local, sobre o biodiesel e ninguém sabia que se tratava de um combustível derivado da reação química de óleos vegetais e não de um combustível como o diesel. Não imaginava que uma sementinha lançada desce frutos tão rapidamente”, relembrou o vereador Sacilotto.

De acordo com o coordenador de suporte técnico da Petrobrás, César Augusto Figueiredo, hoje a distribuidora conta com 1050 postos de disponibilização do biodiesel em todo o Brasil, 300 frotas de veículos já consumindo o produto e 120 terminais de distribuição, número que passará a ser de 150 nos terminais de Paulínia, Bauru, Ribeirão Preto e Uberlândia até o final do ano.




Publicado por: CMA