Professor Padre Sergio questiona despejo de esgoto sem tratamento na Represa do Salto Grande


Visualize fotos

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona o despejo e esgoto sem tratamento por condomínios na Represa do Salto Grande.

 

No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por moradores do Iate Clube Campinas que informaram sobre a falta de pavimentação na Rua Achiles Zanaga Camargo Neves e relataram que algumas chácaras têm despejado esgoto in natura no reservatório de Americana, assim como residências do Iate Clube de Americana.

 

“Levando em consideração que sou membro da Comissão Especial de Acompanhamento para Despoluição da Represa de Salto Grande, preciso saber se o problema da falta de asfalto tem relação com a ausência de rede de esgoto no condomínio”, aponta.

 

No requerimento, Sergio pergunta se há previsão para o asfaltamento da Rua Achiles Zanaga Camargo Neves, bem como se procede a informação de que residências dos condomínios Iate Clube de Campinas e Iate Clube de Americana têm descartado esgoto sem tratamento adequado.

 

Questiona, ainda, como é feita a fiscalização da área em relação ao descarte irregular de esgoto e quantos proprietários já foram notificados. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23).

 

Comunidade Monte Verde

 

O vereador já havia elaborado um requerimento em que questionou o vazamento de fossas na comunidade Monte Verde, na região do Pós-Represa. Os moradores do local reclamaram que o DAE fazia a limpeza das fossas, mas interrompeu o serviço em julho de 2016. Em ofício, a autarquia respondeu ao requerimento informando que a limpeza foi paralisada por ter sido constatado que a ocupação era ilegal.

 

Sergio lembra ainda que, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 102 milhões de brasileiros não estão conectados às redes de esgoto. “É o caso dos moradores da Comunidade Monte Verde, na região americanense do Pós-Represa, que se utilizam do primitivo sistema de fossas negras. Para piorar, eles ressaltam que dezenas delas estão vazando e impactando o abastecimento de água local”, destaca.

 

O vereador se disse preocupado com as questões relativas ao saneamento básico em Americana. “Neste Dia Mundial da Água, não temos motivos para comemorar em nossa cidade. A falta de tratamento de esgoto e a poluição de nascentes me motivaram a escrever nove requerimentos, e a perda hídrica pautou outra indicação. Os vazamentos de fossas em uma comunidade do Pós-Represa devem continuar, pois o DAE constatou que as moradias são irregulares. Será que o problema do esgoto contaminando poços e poluindo fontes de água importantes para o abastecimento da cidade não é de competência da autarquia fiscalizar?”, concluiu.

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação