Chiconi se reúne amanhã com empresa e prefeitos da região para discutir viabilidade de consórcio para Usina de Processamento de Lixo
O presidente da Câmara de Americana, Reinaldo Chiconi (PDT), se reúne amanhã (19/07), a partir das 9 horas, no plenário da Casa, com os prefeitos das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Monte Mor para uma reunião na qual a empresa Exprinter Consultoria fará uma apresentação a respeito dos benefícios da instalação de uma Usina de Processamento de Lixo com Geração de Energia Elétrica. A usina seria a opção adequada, em substituição aos aterros sanitários, sob o ponto de vista ambiental e econômico, já que terá custo zero para os municípios.
“Caso os prefeitos sejam convencidos da proposta, será lançada a semente para a formação de um consórcio intermunicipal para fazer a gestão dos resíduos sólidos, já que a usina necessita que sejam recolhidas 500 toneladas de lixo por dia, o que representa quase quatro vezes mais do que o lixo de Americana”, explicou Chiconi.
Foram convidados para a reunião a assessoria técnica das prefeituras, os promotores ligados às questões ambientais e os presidentes das Câmaras destes municípios. “O prefeito de Hortolândia e sua equipe também foi oficiada, apesar de não ter demonstrado interesse pelo projeto, inicialmente. Quem sabe não mudam de idéia”, alfinetou o vereador.
A proposta de instalar a usina nessa micro região foi apresentada em uma das reuniões do Parlamento Metropolitano, no início do ano. “As negociações com os municípios vizinhos de Americana, intermediada por nós, renderam como resultado essa reunião”, esclareceu.
“Trata-se de um projeto inovador no Brasil, mas uma possível solução técnica para o problema de resíduos sólidos. Comparado com o aterro sanitário, a alternativa aqui proposta é 21 vezes menos poluente, não gera passivo ambiental e ainda se gera energia a partir do lixo, que é transformado em biomassa, utilizado como combustível no processo de geração”, explicou o assessor técnico da Casa, engenheiro Vitor Coelho.
Publicado por: CMA