O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que reitera os pedidos de informações referentes à limpeza urbana e conservação ambiental na cidade, com o objetivo de conter queimadas no município.
No documento, o parlamentar afirma que a capinação, a roçagem e a coleta da matéria orgânica oriunda desses serviços continuam sendo feitas por servidores municipais, e não por empresa terceirizada. “Na resposta do Executivo foi informado que não existe terceirização e que os critérios de escolha dos locais que necessitam desses trabalhos respeitam as demandas existentes e a avaliação para identificar emergências”, aponta.
Ainda segundo informações do documento, a pista de bicicross do Jardim América II teve o mato roçado no final de março, porém como os resíduos não foram retirados, pessoas não identificadas atearam fogo e a queimada precisou ser contida pelo Corpo de Bombeiros. “Os oficiais da corporação reclamaram que passaram o dia todo apagando incêndios desse tipo. Contabilizaram dez, espalhados por toda a cidade”, expõe.
No requerimento, o vereador pergunta ao Executivo qual o prazo para a retirada da matéria orgânica oriunda das capinações e roçagens e como resolver o problema para que não aconteçam outras queimadas. Pergunta também se Americana não tem condições de oferecer água de reuso para o abastecimento dos veículos do Corpo de Bombeiros e se é possível fazer parceria público/privada para que se utilize água não potável para a contingência de queimadas no município.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária da próxima quarta-feira (12).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação