Vereadores estudam sugestões apresentadas durante Audiência Pública na Praia Azul


Visualize fotos Visualize fotos

Os vereadores e assessores da Câmara Municipal que participaram, sábado na Praia Azul, da Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) começaram a avaliar hoje (19) as reivindicações e propostas apresentadas pelos moradores e que poderão ser incluídas no projeto original elaborado pelo Executivo. O projeto está em discussão na Câmara e deverá, segundo vereadores, receber diversas emendas antes de entrar em votação.
Durante a Audiência Pública de sábado, lideranças comunitárias e moradores apresentaram mais de 20 sugestões e reivindicações, mas muitas delas referem-se a problemas de áreas específicas e não têm como ser incluídas no PDDI.
“Outras, como as relacionadas com transporte público e deficiências relatadas nas linhas de ônibus que servem o bairro, poderão ser incluídas. Neste caso, por exemplo, farão parte do capítulo do Plano Diretor que trata do Sistema Viário, que também pode contemplar reivindicações como a da abertura de uma via expressa marginal à Anhanguera, no trecho em que a rodovia margeia o bairro”, avalia o presidente da Câmara, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim.
Lurdinha Ginetti (PDT) anunciou durante a audiência que já tem elaborada uma proposta de emenda ao PDDI sobre o prédio do antigo Hotel Porto Fino, para o qual os moradores apresentaram diversas sugestões de aproveitamento. O prédio abrigou um dos hotéis mais famosos de Americana na década de 1970, fica na Avenida São Paulo, na orla da Praia, e está abandonado há décadas. Diferentes grupos de moradores pediram que o imóvel fosse assumido pelo Poder Público e transformado em centro de cultura e lazer. “Vamos fazer uma emenda ao PDDI estabelecendo o direito de preempção do poder público sobre o prédio, o que dará prioridade à Prefeitura em qualquer negociação que se faça com o imóvel”, disse a vereadora.
Para Reinaldo Chiconi (PDT), que também participou da Audiência, todas as propostas encaminhadas pelos moradores serão avaliadas detalhadamente e apresentadas aos demais vereadores. “Aquelas que puderem integrar o PDDI serão incluídas, as demais encaminharemos para os setores responsáveis”, disse ele. Para Chiconi, a Audiência foi “oportunidade impar” da Câmara ouvir a população antes de decidir sobre um projeto que vai influenciar o destino da cidade por muitos anos.

Mudanças no zoneamento

As mudanças mais complexas propostas por moradores da Praia Azul ao PDDI têm sido discutidas pela Câmara nos últimos dois meses. Elas foram apresentadas por um grupo que reúne empresários, representantes de associações de amigos de bairro e lideranças comunitárias.
Os moradores afirmaram que a atual lei de zoneamento impede a instalação de empresas, engessa o crescimento econômico da Praia Azul e inibe a criação de empregos. Eles querem que o PDDI mude algumas restrições vigentes hoje no modelo de ocupação territorial do bairro.
Antes da Audiência Pública de sábado, que aconteceu durante a realização do Governo Cidadão promovido pela Prefeitura Municipal, os vereadores conversaram atenderam moradores e conversaram sobre os problemas da comunidade.




Publicado por: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO