Prefeito e secretário de Obras assinam carta compromisso a pedido da Câmara para asfaltamento do Jardim Mirandola e avenida do Vale das Paineiras


Prefeito e secretário de Obras assinam carta compromisso a pedido da Câmara para asfaltamento do Jardim Mirandola e avenida do Vale das Paineiras


O prefeito de Americana, Erich Hetzl Junior (PDT) e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Gelson Ginetti, assinaram, na manhã de hoje (17/07), uma carta compromisso elaborada pela Câmara Municipal, que garante o uso de recursos no montante de R$ 700 mil - disponibilizado do orçamento do Legislativo  - nas obras de pavimentação asfáltica do Jardim Mirandola e da Avenida Alcindo Dell`Agnese, no Vale das Paineiras. As obras beneficiarão diretamente cerca de 500 famílias e deverão ser entregues em 120 dias. Os recursos estavam previstos no Plano Plurianual para construção da nova sede da Câmara.

O documento, elaborado pela Assessoria Jurídica da Casa, foi assinado pelo presidente Reinaldo Chiconi (PDT) e demais membros da Mesa Diretora, Davi Ramos (PCdoB) e Marco Antonio Alves Jorge, “Kim” (PDT). Os padres Sérgio Fioravante, do Vale das Paineiras e Luciano Alves, do Jardim Mirandola, assinaram como representantes das duas comunidades, além de outros representantes das Associações dos Moradores dos bairros, que assinaram e participaram da reunião que firmou o acordo entre o Legislativo e Executivo.

“Diante do adiamento da construção da nova sede da Câmara e do conhecimento sobre a antiga reivindicação da população sofrida daquelas regiões, decidimos ceder o valor necessário para a conclusão das obras, um pedido do secretário de Obras e entendimento do secretário geral da Câmara, Valdir Sacilotto ,que também é representante da Associação de Bairro da Vila das Paineiras, e nós, vereadores da Mesa Diretora”, esclareceu Chiconi.

O anúncio sobre a decisão da Mesa foi feito durante reunião com o prefeito, na última sexta-feira (14/07), quando a Câmara solicitou a anulação parcial de sua dotação orçamentária, atrelada às obras específicas. “Achamos necessário fazer uma carta compromisso porque em outra legislatura antecipamos recursos ao prefeito, mas ele foi obrigado a utilizá-los para pagamento de precatórios. Por isso estamos suplementando para a Secretaria de Obras”, complementou Ramos.

Segundo Ginetti, o processo de licitação deverá ser aberto em dois blocos, para que as obras aconteçam ao mesmo tempo e terminem dentro de quatro meses. “São obras grandes, de 17 mil metros quadrados no Jardim Mirandola e 10 mil metros quadrados na avenida de acesso ao Vale das Paineiras, que também favorecerá o Jardim Zanaga e outras regiões. Por isto o cronograma deverá ser conjunto, até porque setembro é mês de chuvas”, concluiu.

Kim ressaltou a importância da obra para a vida dos moradores: "Muitas das pessoas que moram hoje naquelas ruas sem asfalto do Jardim Mirandola estão lá há anos, sofrendo, aguardando o básico para viver bem. Esta obra é uma conquista da população que se organizou, procurou os vereadores que foram até o bairro e se sensibilizaram com as necessidades ali expostas. Os problemas foram apresentados ao prefeito e secretários, que se comprometeram com a solução. Agora em uma ação conjunta entre o Executivo e Legislativo mais a população local teremos atendido essas reivindicações dos moradores.”

O chefe do Executivo garantiu que a construção de um novo Paço Municipal é de extrema importância, mas que não será possível neste momento. “Temos que ter bom senso e atender as prioridades. A sociedade do Jardim Mirandola é organizada, mas temos hoje um bairro dividido, com ruas asfaltadas e outras não. Estas obras irão unir o bairro. O novo Paço é um projeto arrojado e obra também necessária, para diminuirmos gastos com aluguéis de vários prédios”, justificou.




Publicado por: CMA