O vereador Guilherme Tiosso (PRP) reuniu-se com diretores do Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA) e chegou a um entendimento quanto ao uso de fogos de artifício durante a Festa do Peão de Americana. Os dirigentes se comprometeram a não utilizar fogos de estampidos durante o rodeio, priorizando os shows pirotécnicos.
Tiosso havia apresentado um projeto de lei na Câmara em que propunha a proibição do uso de fogos de artifício das classes C de D no município, mas a propositura foi rejeitada durante votação em sessão ordinária. “Foi um projeto difícil, árduo, mas muito criterioso em sua defesa. Nunca me convenci da derrota, e sempre acreditei no bom senso e isso prevaleceu por parte do Clube dos Cavaleiros. Achei a iniciativa nobre da parte deles, quando apresentei as propostas para que o impacto às pessoas e animais fosse mínimo”, explicou o parlamentar.
Ao final da reunião, ficou decidido que os shows pirotécnicos da festa do peão serão realizados apenas após o rodeio e dentro da arena, sendo potencializado a pirotecnia de efeito visual e abolido o uso de fogos que promovam estampido.
Além disso, outras mudanças propostas pelo vereador foram aceitas:
- A prática das modalidades equestres seguirão regulamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Quarta Milha – ABQM, sendo que na modalidade Team Roping, será utilizado o critério de finalização de cada apresentação com o Rollback desenrolado. Ou seja, não haverá a tração do animal em sentidos opostos, detalhe que fará parte do regulamento a ser impresso brevemente e distribuído aos participantes;
- Toda estrutura que alojará os animais na área de provas e áreas de descanso possuirá adequação para tal prática, sendo disponibilizada em quantidade e qualidade suficiente para possibilitar a melhor ambiência possível, compatível com as espécies, zelando também pela segurança dos animais e público visitante;
- Todas as práticas esportivas envolvendo animais seguirão regulamentação vigente, sendo estas expressas através do Decreto Lei 45.781, Lei Estadual 10.359, Lei Federal 10.519, Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições (MAPA), Boas práticas de manejo – Curral (MAPA), Boas práticas de manejo – Embarque (MAPA), Boas práticas de manejo – Transporte (MAPA), Manual de boas práticas de manejo em Equideocultura (MAPA), Regulamento do Bem-Estar dos Touros de Pulo nos Eventos (ABTR).
Para Tiosso, a iniciativa será pioneira no Brasil. “Sem dúvida alguma é um avanço. Em nome da causa animal eu quero agradecer ao Clube dos Cavaleiros pelo exemplo que dará a partir destas medidas para todos os rodeios no Brasil. Agradeço também aos que militam na proteção animal por acreditar no meu trabalho, ao médico veterinário Dr. César Fabiano Vilela e ao vice-prefeito Roger Willians, que mediou a aproximação com os organizadores do evento. Isso demonstra que o diálogo prevaleceu e que o clima criado em volta de toda a discussão sobre os rojões serviu para a conscientização da nossa população sobre os malefícios do rojão”, finalizou o vereador.
* Com informações da assessoria do vereador
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação