O vereador Thiago Brochi (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a instituição do Dia da Guarda Municipal Feminina, no calendário oficial do município.
De acordo com a propositura, o Dia da Guarda Municipal Femininaserá comemorado anualmente em 27 de agosto. O projeto estabelece que o Poder Executivo possa fazer eventos para comemorar a data. “Sabe-se que a luta das mulheres para adquirirem a igualdade e o respeito da sociedade é constante. Sendo assim, no decorrer dessa luta muitos direitos foram conquistados, o que fez com que elas ganhassem espaço no mercado de trabalho”, aponta o vereador.
“Na Polícia e na Guarda Municipal não foi diferente, as mulheres conquistaram, e estão conquistando cada vez mais seu espaço nessas profissões, o que merece destaque e valorização por parte da sociedade”, afirma.
De acordo com Brochi, no dia 27 de agosto de 1998 foi registrado no âmbito municipal, a sanção da lei nº 3.200, em que criava a Guarda Feminina em Americana, por isso a escolha da data. “É de extrema importância o efetivo feminino, tanto na Polícia quanto na Guarda Municipal, haja visto que a delicadeza, bem como a sensibilidade são imprescindíveis em certos atendimentos, como por exemplo, quando a ajuda é voltada às mães, às mulheres ou às crianças e adolescentes meninas”, finaliza.
O projeto de Lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação