O vereador Welington Rezende (PRP) vistoriou esta semana a Ala 4 do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, destinada à internação de gestantes e mulheres que sofreram aborto, para verificar as condições do local.
Durante a fiscalização, o parlamentar encontrou mofo em banheiros, vazamento em uma banheira, leitos enferrujados e buracos no corredor. De acordo com Rezende, pacientes têm reclamado de mofo e bolor nos banheiros e explicou que a falta de ventilação agrava o problema.
“O cheiro de mofo, por exemplo, no banheiro do quarto 418 da Ala 4 é forte. Não há qualquer ventilação entre o quarto das gestantes e o banheiro. O odor fica concentrado no banheiro e, no inverno, por causa do aquecimento do chuveiro e do vapor, o cheiro fica insuportável. A prefeitura deve providenciar exaustores ou vento-kit para ventilar o local”, sugeriu o vereador.
Rezende observou ainda, em outro quarto, a interdição do banheiro feminino devido ao vazamento em uma banheira. Além disso, os leitos utilizados pelas gestantes estão enferrujados. “Ainda no corredor da Ala 4, pacientes, cadeirantes e enfermeiros que carregam acamados precisam desviar de buracos provocados pela deterioração do piso para acessar os quartos de internação”, acrescentou.
O vereador informou que irá elaborar um requerimento apontando a necessidade de melhorias estruturais e questionando se a secretaria de Saúde pretende reformar a Ala 4, se há valor previsto para o projeto e os prazos de início e término de reformas. O parlamentar fiscalizou também o andamento da reforma da Ala 1, iniciada há quase três meses, mas não havia pedreiros trabalhando na reforma esta semana.
“Independente de crise, o SUS e o nosso hospital devem sempre prezar pelo bom atendimento e pelo oferecimento de infraestrutura básica, prevista em lei. É por esse objetivo que devemos lutar”, concluiu Rezende.
* Com informações da assessoria do vereador
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação