A Tribuna Livre da Câmara Municipal, durante a sessão de hoje (22), teve como assunto principal a degradação ambiental. O primeiro a falar foi o delegado do 2º Distrito Policial de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. Rômulo Gobbi, que fez uma exposição sobre o meio ambiente e os crimes ambientais. O delegado é policial há 25 anos e pós-graduado em educação ambiental.
Gobbi iniciou sua apresentação dizendo que “a natureza não reclama, vinga”. “Toda criança deveria aprender que sua casa não é o lugar onde mora, mas sim o planeta Terra”, enfatizou o delegado que afirmou fazer parte de um grupo de 20 policiais do Estado de São Paulo que estudam os crimes ambientais.
O delegado lembrou que a Câmara de Americana elaborou uma lei contra a queima da palha de cana-de-açúcar – de autoria do presidente da Câmara, Marco Antônio Alves Jorge (PDT), o Kim – , e lamentou que ela não tenha sido colocada em prática, pois foi considerada inconstitucional. “A cidade de Limeira criou uma lei semelhante e conseguiu colocá-la em prática. Tenho a informação de que no município de Ribeirão Preto também foi possível”, informou Gobbi.
Entre os assuntos abordados pelo delegado, destacam-se os papéis das polícias com relação aos crimes contra o meio ambiente, a destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, maus tratos aos animais e as punições existentes contra os crimes ambientais. Sobre o aquecimento global, Gobbi reforçou as informações das graves conseqüências que trará para a humanidade. “Existem estudos no Brasil para a adaptação a esse aquecimento. Mas, além disso, é necessário agir também localmente para evitar seus efeitos”, destacou.
Dia Mundial da Água
O presidente da Associação Barco Escola da Natureza, João Carlos Pinto, também ocupou a Tribuna Livre para tratar de questões ambientais. Ele lembrou que hoje se comemora o Dia Mundial da Água. “Eu particularmente não tenho nada pra comemorar”, desabafou. “Se começarmos a trabalhar mais com a educação ambiental teremos um futuro bem melhor”, enfatizou.
O presidente do Barco Escola lembrou que há muito tempo se fala sobre a degradação ambiental, mas que é necessário mais atitude. Voltando-se aos vereadores afirmou: “Com certeza estarei cobrando de vocês mais ação nesse sentido”.
A Associação Barco Escola da Natureza entregou aos vereadores uma lembrança simbolizando o lançamento da campanha “Água a jóia mais rara do planeta”.
Kim agradeceu e afirmou: “Nossa comemoração hoje é por pessoas como você que realiza esse trabalho em nosso município”.
Além de Kim, outros vereadores se manifestaram sobre a questão ambiental, indicando diversos problemas relacionados ao assunto abordado, destacando-se a queima da palha de cana-de-açucar. Foram eles: Jonas Santarosa (PT), Luiz Antonio Crivelari (PP), Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), Flávio Biondo (PSB), Diego De Nadai (PV), Oswaldo Nogueira (PFL), Eunice Pimenta (PT) e Cauê Macris (PSDB).
Homenagem
No início da sessão, foi entregue uma moção honrosa a nove ciclistas que participaram com destaque do Campeonato Brasileiro de Pista que aconteceu no início do mês de novembro de 2006. A homenagem foi proposta pelo presidente Kim e pelos vereadores Biondo e Paulo Chocolate (PSB).
Os ciclistas receberam, além da homenagem, um broche da bandeira de Americana. “Parabéns pela garra, é uma honra recebê-los. Sentimos muito orgulho de termos sido abrilhantados com a participação de vocês nesse campeonato”, disse Kim.
Os homenageados foram: Willian Solera; Leandro de Larmelina; Felipe Duarte Frangueli; Lucas Santos Lima; Estevam Ciampone Mancini; Iuri Cometti Stocco; Felipe Leite de Camargo Szwec; Eliton Reiner Stocco; Gimena Cometti Stocco.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação