O vereador Professor Padre Sérgio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede a realização de uma audiência pública sobre os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos.
O parlamentar solicitou a realização da audiência após um projeto de lei de sua autoria, que proíbe a pulverização aérea no município, ser aprovado em primeira discussão. Representantes de empresas de aviação que realizam o serviço e de associações que desenvolvem agricultura familiar e hortas comunitárias se reuniram com os vereadores para apresentar argumentos favoráveis e também contrários à proposta.
“Dentro de um princípio democrático e participativo, esse debate deve ter a participação de vários segmentos representativos da sociedade civil e dos poderes constituídos e de órgãos institucionais que direta ou indiretamente tenham interesse na questão”, defende o vereador.
Sergio destaca que o Brasil ocupa uma posição de destaque quando o assunto é produção agrícola e o modelo adotado no país para o setor está fortemente vinculado ao uso de agrotóxicos, considerando-se que a agricultura brasileira tem como padrão um desenvolvimento voltado a ganhos por produtividade. “Os impactos para o meio ambiente e para a saúde humana têm sido negligenciados, e a contaminação dos recursos naturais passa a ser uma realidade que ameaça a qualidade de vida das presentes e futuras gerações”, aponta.
De acordo com a proposta, a audiência pública deverá ser realizada no plenário da Câmara no dia 16 de agosto, a partir das 19h, sendo aberta à população e com transmissão pela TV Câmara e site oficial. Serão convocados o Secretário de Meio Ambiente, Odair Dias e técnicos da vigilância em saúde, e convidados o deputado estadual Afonso Lobato, líderes comunitários dos bairros Sobrado Velho e Monte Verde, representantes do agronegócio e do assentamento Milton Santos.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (29).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação