O vereador Welington Rezende (PRP) visitou na quarta-feira (23) o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para conhecer o projeto desenvolvido pela universidade que auxilia alunos da rede pública de educação com dificuldade de ler e escrever. O objetivo é viabilizar a implantação do programa em Americana.
Durante a visita, o parlamentar reuniu-se com a professora Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e responsável pelo projeto. O programa consiste na assinatura de um convênio entre a universidade e o poder público para a disponibilização de um software, desenvolvido pela UFSCar, além de treinamento dos professores e coordenadores. A contrapartida do município é fornecer professor encarregado pelo reforço, sala de informática com acesso à internet e técnico de informática.
De acordo com Rezende, o projeto é um método de aprendizagem eficiente para crianças com iniciação em leitura e escrita e para adultos em cursos de supletivo, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), com dois módulos e prazo de conclusão de cerca de um ano.
“É um currículo aplicado individualmente aos alunos com dificuldade de ler e escrever. Esses estudantes precisam de repetição ao fazer as tarefas. O programa foi desenvolvido baseado em testes de laboratórios para melhorar procedimentos de aprendizagem. Tudo é feito online: os alunos treinam de três a quatro vezes por semana, de 10 a 30 minutos, e o resultado comprovado pela universidade é que os estudantes mudam o comportamento, aprendem e melhoram o rendimento em sala”, afirmou Rezende.
Segundo estudos da UFSCar, um em cada quatro alunos precisa do programa para aprender a ler e escrever. Atualmente, nove municípios brasileiros são atendidos pela universidade. “Há relatos de outras cidades que aumentaram o índice do Ideb por meio do programa”, completou o vereador, que afirmou que trabalhará para implantar o projeto na cidade.
* Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação