Os vereadores Gualter Amado (PRB), Juninho Dias (MDB), Léo da Padaria (PC do B), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP) reuniram-se nesta sexta-feira (11) com o gerente geral da Viação Princesa Tecelã, Uilson Gomes da Silva, o gerente da empresa, Celso Xavier dos Santos, e o consultor técnico Claudinei Castanha, para tratar dos problemas relatados pela população após as mudanças implantadas no sistema de transporte público urbano de Americana. Participaram também as assessorias da vereadora Judith Batista (PDT) e do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB).
Durante a reunião, os parlamentares citaram problemas como falta de divulgação das mudanças, falhas no sistema do cartão, demora dos ônibus e veículos superlotados. “Temos uma série de problemas pontuais. O Poder Executivo era quem deveria estar fazendo este acompanhamento, e não somente os vereadores”, disse Gualter.
O vereador Thiago Martins, presidente da Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento do Transporte Coletivo da Câmara, falou sobre o fechamento da Viação Cidade de Americana, outra empresa concessionária do transporte coletivo. “Os vereadores estão sendo responsabilizados pelo fechamento da empresa. Agora que apenas a Viação Princesa Tecelã atua na cidade, a empresa está habilitada para assumir 100% da concessão?”, indagou.
Por sua vez, o vereador Léo da Padaria, membro da comissão, disse acreditar que o sistema é o caminho correto, sendo necessárias adequações. “Creio que ainda não está dando certo até pela falta de organização do terminal. A retirada dos cobradores também dificultou, o motorista precisa ajudar o passageiro deficiente a embarcar e, com isso, a demora aumenta”, avaliou.
O consultor técnico da empresa, Claudinei Cunha, informou que um novo sistema de operação, com identificação facial, foi adquirido e será implantado em breve. Haverá ainda aumento do número de pontos de venda do cartão. Segundo ele, com a implantação do sistema de integração, a população passou a usar mais o transporte coletivo.
“Antes do novo sistema entrar em vigor, a média de passageiros era de 28 mil. Com a implantação da integração, foram contabilizados 34 mil passageiros diários. A média de passageiros que faziam a integração era de três mil e, hoje, é de seis mil. Não podemos recuar e, sim, continuar até ser adaptado”, informou.
Outros pontos apresentados pela empresa foram um projeto de renovação da frota, que atualmente conta 67 carros atuando, e a solicitação de criação de linhas especiais nas principais avenidas da cidade, para aliviar o alto fluxo.
* Com informações das assessorias dos parlamentares
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação