O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que institui o emprego da “Parada Segura” no transporte público do município. A proposta possibilita que mulheres e pessoas com mobilidade reduzida solicitem o desembarque no período noturno onde se sintam mais seguras.
De acordo com o projeto, o objetivo é garantir a segurança da mulher que utiliza o transporte coletivo em horários mais avançados. “É crescente o número de mulheres que voltam do trabalho, da escola, faculdade mais tarde e ao mesmo tempo residem em bairros onde as paradas de ônibus são em locais escuros, próximos de terrenos baldios, colocando-as sob risco ao desembarcarem”, aponta Padre Sergio.
“A Parada Segura será destinada a incentivar e garantir medidas que visem à segurança de mulheres, gestantes, idosos, e deficientes físicos que utilizam o transporte coletivo do de Americana”, completa o parlamentar.
Na propositura, o vereador determina que a concessionária de transporte realize o desembarque de passageiros fora das paradas obrigatórias, dentro do trajeto de circulação, no período compreendido entre 20h e 5h da manhã seguinte. A parada deverá ser solicitada por meio dos dispositivos disponíveis no veículo ou diretamente ao motorista, que terá a responsabilidade de efetuar o desembarque no local indicado.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação