Trinta alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Martinho Rubens Bellucco, do bairro São Benedito participaram na quarta-feira (13) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Bruno Alves dos Santos (presidente), Camila Cristina de Melo (primeira secretária) e Paulo Henrique Siqueira (segundo secretário). Foram discutidos quatro requerimentos e uma moção de aplausos.
Proposituras
Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:
- Requerimento de autoria da vereadora Vitoria Carolina Barros que pede aumento na segurança pública na região do bairro Praia Azul.
- Requerimento de autoria da vereadora Camila Cristina de Melo Ramos que pede melhorias na educação e na infraestrutura dos CIEPs.
- Requerimento de autoria do vereador Carlos Eduardo Marin que pede informações sobre a UPA do bairro Praia Azul.
- Requerimento de autoria do vereador Bruno Alves dos Santos que pede informações sobre o transporte público no bairro Praia Azul.
- Moção de Aplausos de autoria da vereadora Helen França para o SOMA – Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana – pelos serviços desenvolvidos com o jovens da cidade.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação