A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (31) sessão solene de entrega de medalha de mérito “Princesa Tecelã” à equipe de robótica “Sesi Red Rabbit”. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP).
A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 4 da NET e pelo site oficial: www.camara-americana.sp.gov.br.
A Equipe de Robótica “Sesi Red Rabbit” do SESI Americana é composta pelo Professor e Técnico Denis Rodrigo Santana, a Diretora e mentora do Sesi de Americana Edvania Guimaraes de Carvalho, o professor Andre Luis Vigneron, Diretor do Centro de Atividades do Sesi de Americana, e os Alunos: Bianca Araújo Marcelo, Rafaela Chiareli Cardozo, Greta Isabella de Freitas Tiosso, Luisa Beatriz Bozelli, Matheus Jorge Rosa, Luigi Fagundes Kuhnrich, Thomas Belisario Reis Andrade de Moraes e Ana Yukari Tsutsumi.
A equipe conquistou em abril de 2018 o FIRST® LEGO® League World Festival, maior e mais importante campeonato de robótica do mundo, realizado em Houston, nos Estados Unidos, com 108 equipes de 43 países. A competição é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos.
O tema deste ano foi hidrodinâmica, e a competição tem como critério de avaliação 3 áreas distintas: Core Valeus, pesquisa e robô. No core valeus o foco foi o melhor trabalho possível da equipe. Os integrantes mais experientes e com mais facilidade no inglês ajudaram os mais novos, garantindo assim um bom trabalho durante todo o evento.
Na área de pesquisa, estudaram sobre a hidratação de idosos e descobriram que hidratar era um problema, pois os mesmos geralmente não sentem sede, então desenvolveram um software que calcula e monitora a quantidade correta de água que o idoso deve ingerir.
Já no critério de Robô, desenvolveram um robô autônomo, que realizou de maneira satisfatória as tarefas do desafio, além de transformar energia mecânica em energia potencial.
Com as somas dos resultados obtidos nas avaliações dos três critérios, tornaram-se campeões mundial dessa edição, feito inédito para o Brasil, que nunca havia alcançado um resultado neste evento.
Medalha Princesa Tecelã
A medalha “Princesa Tecelã” é entregue a pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação