O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre o atendimento oferecido na Unidade Básica de Saúde Dr. Wadih Calil, localizada no bairro Jardim São Paulo.
A UBS abriga o Centro de Assistência à Família e ao Idoso (CAFI) e uma unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Segundo o parlamentar, usuários do sistema público de saúde têm reclamado das constantes filas para agendamento. “Em visita ao local, motivada pelas reclamações de pacientes, foi relatado que eles enfrentam fila na madrugada e mesmo assim não conseguem atendimento médico e pudemos averiguar que isso realmente acontece”, relata.
“A fila começa a formar-se às três horas da manhã em frente à UBS para a tentativa de uma consulta com a médica, como encaixe na lista de pacientes agendados, caso algum se ausente. Há dias em que acabam ocorrendo um, dois, três encaixes e há dias que não há nenhum porque todos os pacientes previamente agendados comparecem. E para agendamento a data mais próxima é março de 2019”, aponta Malheiros.
No requerimento o vereador pede a relação dos médicos que atendem na UBS “Dr. Wadih Calil”, especificando a especialidade oferecida, jornada de trabalho, dias e horário de atendimento. Questiona se a prefeitura sabe que só existe agendamento para março de 2019 e se pretende aumentar o número de atendimentos na UBS para zerar a fila de espera.
Pergunta, ainda, como é determinado o número de consultas por dia, como é feito o registro de ponto dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atendem nas unidades básicas de saúde e as equipes do ESF, se há uma forma de atendimento mais ágil para os pacientes que fazem uso de medicamento contínuo e precisam renovar o receituário e se o Executivo pretende instituir o Cartão Receita.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária da próxima quinta-feira (8).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação