O coordenador da Campanha de Combate à Dengue em Americana, Amauri de Souza, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, durante a sessão de hoje (26), para apresentar a situação em que se encontra a doença e seu combate no município.
“A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo”, afirmou Souza ao iniciar a apresentação. Ele ressaltou que os casos da doença aumentaram consideravelmente no ano passado culminando no crescimento drástico observado neste ano. Souza afirmou que cerca de 81% dos municípios do estado de São Paulo estão infestados pelo mosquito da dengue e 170 apresentam casos da doença.
“Em Americana temos 69 casos registrados e mais 570 aguardando resultado que, infelizmente, devem vir positivos”, esclareceu o coordenador. Os bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Parque Gramado e Jardim das Flores são os que apresentam, respectivamente, os maiores números de casos da doença no município.
“Essa situação na região do bairro Cidade Jardim se deve, principalmente, em razão da atividade econômica de grande parte dos moradores que é a coleta de materiais recicláveis”, explica Souza. “Isso colabora muito para a proliferação do mosquito”, complementa.
Ações de combate à dengue
De acordo com o coordenador, o programa de combate à dengue desenvolvido pela Unidade de Vigilância Sanitária (Uvisa), da secretaria municipal de Saúde, envolve várias atividades. Como exemplo citou as visitas domiciliares, o controle e tratamento de pontos estratégicos, visitas em imóveis especiais – hospitais, clubes, grandes indústrias -, arrastões, nebulização de inseticida em períodos de transmissão, orientação geral sobre a dengue, aplicação de notificações e autos de infração, entre outras coisas.
Souza também explicou sobre as atividades complementares desenvolvidas e as situações problemas, como encontrar imóveis fechados, abandonados, para locação ou venda ou até a recusa dos moradores em atender os agentes.
“A prevenção da dengue só pode ser feita com a eliminação dos criadouros do mosquito”, finalizou o coordenador.
O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) fez uma apresentação sobre um projeto desenvolvido na cidade de Curitiba referente ao combate à dengue. “Visitei recentemente o município e verifiquei esse projeto. Encaminharei a cópia deste para a secretaria de Saúde de Americana para ser analisado como sugestão”. O agente de saúde mirim é o principal diferencial do projeto desenvolvido em Curitiba.
O presidente em exercício, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), parabenizou os trabalhos desenvolvidos no combate à dengue em Americana colocando a Câmara à disposição para o que for necessário. Os vereadores Diego De Nadai (PV), Luiz Antonio Crivelari (PP), Sebastião Hortense (PDT), Reinaldo Chiconi (PDT), Jonas Santarosa (PT), Lurdinha Ginetti (PDT) e Davi Ramos (PCdoB) se manifestaram reforçando as colocações de Sacilotto.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação