Dr. Alfredo Ondas pede informações sobre fiscalização de leite adulterado


Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (MDB), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a fiscalização para verificar possíveis adulterações no leite vendido em estabelecimentos comerciais da cidade.

 

No documento, o parlamentar relata a veiculação de notícias sobre a presença de água oxigenada, soda caustica e formol no leite embalado em caixas “longa vida” comercializado na região. “O professor da Unicamp e coordenador do Laboratório Innovare de Biomarcadores, Rodrigo Catharino, informou que o laboratório resolveu criar uma pesquisa para verificar a presença dos adulterantes no produto e criar uma técnica para garantir a qualidade do leite ao consumidor”, conta.

 

Ainda segundo o vereador, durante a pesquisa verificou-se que substâncias como a água oxigenada, o formol e a soda caustica, quando não inseridos em níveis elevados, são de difícil identificação, pois não alteram o odor e sabor do produto. “Porém, a introdução desses adulterantes, mesmo que em baixos níveis como está ocorrendo, são extremamente prejudiciais à saúde”, acrescenta.

 

No requerimento, Dr. Ondas cita a manifestação de interesse do laboratório em firmar parcerias com agentes fiscalizadores pra ampliar a abrangência dos testes de adulteração de leite. “Dessa forma, seria possível identificar as marcas que utilizam os adulteradores, informar os consumidores e aplicar as punções cabíveis aos produtores”, conclui.

 

O parlamentar questiona, no documento, se a Unidade de Vigilância Sanitária tem condições de realizar a fiscalização do leite, tentando identificar a presença de possíveis adulteradores no produto. Em caso de resposta positiva, pergunta o que está sendo feito e pede cópia do relatório da fiscalização. Caso o trabalho não esteja sendo realizado, pergunta se é possível estabelecer parceria com o laboratório para acessar o resultado dos testes e tomar as medidas cabíveis, bem como outros órgãos e instituições.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quarta-feira (14).




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação