Thiago Martins pede informações sobre transporte de pessoas com deficiência pelo sistema “porta a porta”


Visualize fotos

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre a situação do transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do sistema “porta a porta” após a mudança de empresa prestadora de serviço de transporte público na cidade.

 

No documento, o parlamentar cita a existência de um sistema de transporte de pessoas com deficiência oferecido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). “Este serviço é realizado especificamente mediante convênio firmado entre a EMTU e a secretaria de Estado da Educação, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, ficando o custeio integralmente absorvido pela SEE. Portanto, para acesso ao ensino, haveria este respaldo do Estado”, explica.

 

Martins lembra, ainda, o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a prefeitura no ano de 2007, que gerou acordo com a permissionária do serviço transporte da cidade na época, a VPT (Viação Princesa Tecelã), para acrescer o fornecimento de van adaptada ao sistema viário coletivo de Americana. “A empresa realizaria, além da condução às escolas de maneira semelhante ao serviço oferecido pela EMTU, deslocamento dos usuários para atendimento hospitalar, fisioterapias, tratamentos e trabalho”, aponta.

 

No requerimento, o vereador pergunta ao Executivo se Americana faz parte do sistema “porta a porta” da EMTU, quantas pessoas o utilizam e quais os custos para o município. Questiona, ainda, se o serviço realizado pela VPT ainda está em operação, quantas vans estão atendendo a população, quantas pessoas o utilizam por mês, como são feitas as inscrições para a utilização e se a nova empresa manterá o serviço.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (22).




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação