O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o reajuste da tarifa de transporte intermunicipal autorizado pela Secretaria Estadual de Transporte Metropolitano.
No documento, o parlamentar destaca que o reajuste aplicado na região foi de 10% em média, percentual superior ao IPC-FIPE registrado em 2018. O índice, que é utilizado oficialmente pelo governo do estado de São Paulo para cálculo do reajuste, fechou o ano em 3,32%.
“Uma das justificativas apresentadas para o índice de aumento aplicado foi o aumento no custo do combustível e de folha de pagamento. Entretanto, mesmo após o anúncio da alta no valor do preço do diesel, a partir de 1º de janeiro, a Petrobrás declarou que o preço atualmente praticado acumula uma queda de 2,1% ao valor médio do combustível durante o ano de 2018”, comenta Malheiros.
“Milhares de usuários do transporte metropolitano forma surpreendidos pelo aumento na tarifa nesta semana. Mesmo sabendo que trata-se de um serviço público de competência estadual, é necessário que o município participe ativamente na organização desse transporte sugerindo e cobrando melhorias, bem como se manifestando contrário a alguns aumentos muito acima da reposição dada ao salário dos trabalhadores”, acrescenta.
No requerimento, Malheiros pergunta se a administração municipal é consultada pela secretaria estadual de Transporte Metropolitano sobre o aumento proposto à tarifa do transporte e que providência o Executivo pode adotar caso verificado que o índice aplicado ao atual aumento seja abusivo.
Questiona, ainda, se foi encaminhada cópia do termo de compromisso apresentado pelas empresas concessionárias estipulando benefícios e prazos acordados para autorização do reajuste e se a administração municipal possui algum poder fiscalizatório para verificação do serviço de transporte metropolitano que atende Americana.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação