Oito vereadores da Câmara Municipal de Americana protocolaram um requerimento em que solicitam a criação de uma comissão especial de estudos e acompanhamento sobre os impactos econômicos e sociais da expansão do sistema de estacionamento rotativo “Área Azul” em Americana. A propositura é assinada pela vereadora Maria Giovana (PC do B) e subscrita pelos vereadores Gualter Amado (PRB), Marschelo Meche (PSDB), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Vagner Malheiros (PDT).
No documento, os parlamentares relatam que desde o início das operações da empresa contratada para gerenciamento da Área Azul, com instalação de parquímetros, têm recebido um grande número de reclamações de motoristas e comerciantes da região central.
“Tais reclamações são referentes à falta de vagas para funcionários de hospitais, consultórios e comércio geral, além de vagas reduzidas para aposentados e deficientes. Outra reclamação constante é em relação à queda de vendas no comércio desta região, inclusive já com relatos de demissões de funcionários e possível fechamento de comércios”, apontam.
De acordo com os vereadores, o objetivo da comissão é estudar junto ao Executivo, empresa contratada, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) e setores da sociedade civil organizada caminhos para o melhor funcionamento das vagas rotativas em prol da saúde financeira do comércio central e pela maior comodidade dos motoristas e trabalhadores do centro.
“A expansão de vagas para os bairros da região central, de 660 para 2020, causou um efeito, em um primeiro momento, negativo ao comércio. Em alguns comércios da região central houve queda de até 90% no número diário de clientes que visitam o estabelecimento, segundo comerciantes, em função da cobrança de Área Azul no valor de R$ 2,50 a hora”, acrescentam.
Para efetivar a comissão, um projeto de resolução prevendo sua criação, membros e prazo de conclusão dos trabalhos deverá ser discutido e aprovado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação