Prefeitos assinam Protocolo de Intenções para gestão dos resíduos sólidos


Visualize fotos

Os prefeitos de Americana, Erich Hetzl Junior, de Nova Odessa, Manoel Samartin, de Hortolândia, Ângelo Perugini, de Sumaré, Antonio Bachin, e o vice-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Sérgio de Souza Sacerdote, assinaram hoje o Protocolo de Intenções para constituição do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, durante Ato Solene realizado na Câmara Municipal de Americana.
A constituição do consórcio começou a ser discutida pelos presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Campinas no ano passado, nas reuniões do Parlamento Metropolitano. O vereador Reinaldo Chiconi (PDT) – que na época era presidente da Câmara de Americana - foi responsável, principalmente, pela articulação política necessária para a adesão dos municípios nas discussões sobre a viabilidade do consórcio intermunicipal que aconteceu ao mesmo tempo em que um grupo técnico formado por representantes das cidades envolvidas estudava as questões legais e jurídicas.
“A necessidade de uma destinação correta para os resíduos sólidos nos municípios é algo que preocupa. Por isso, a formação desse consórcio possibilitará uma ação conjunta para buscar a solução mais adequada”, argumenta Chiconi.
O vereador explicou que agora os prefeitos deverão apresentar projetos de lei autorizando a formação do consórcio nos municípios e elaborar o estatuto para constituição do consórcio, prevista para acontecer até o dia 1º de julho. O conselho do consórcio será formado por representantes dos Poderes Legislativos e Executivos e da sociedade civil dos municípios.
Na reunião, o engenheiro Vitor Coelho, membro do grupo técnico, fez uma apresentação sobre a situação dos resíduos sólidos nas cidades e o funcionamento da usina de processamento de lixo para geração de energia, uma das propostas discutidas pelo grupo para o tratamento dos resíduos.




Publicado por: Assessoria de Comunicação