Os prefeitos de Americana, Erich Hetzl Junior, de Nova Odessa, Manoel Samartin, de Hortolândia, Ângelo Perugini, de Sumaré, Antonio Bachin, e o vice-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Sérgio de Souza Sacerdote, assinaram hoje o Protocolo de Intenções para constituição do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, durante Ato Solene realizado na Câmara Municipal de Americana.
A constituição do consórcio começou a ser discutida pelos presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Campinas no ano passado, nas reuniões do Parlamento Metropolitano. O vereador Reinaldo Chiconi (PDT) – que na época era presidente da Câmara de Americana - foi responsável, principalmente, pela articulação política necessária para a adesão dos municípios nas discussões sobre a viabilidade do consórcio intermunicipal que aconteceu ao mesmo tempo em que um grupo técnico formado por representantes das cidades envolvidas estudava as questões legais e jurídicas.
“A necessidade de uma destinação correta para os resíduos sólidos nos municípios é algo que preocupa. Por isso, a formação desse consórcio possibilitará uma ação conjunta para buscar a solução mais adequada”, argumenta Chiconi.
O vereador explicou que agora os prefeitos deverão apresentar projetos de lei autorizando a formação do consórcio nos municípios e elaborar o estatuto para constituição do consórcio, prevista para acontecer até o dia 1º de julho. O conselho do consórcio será formado por representantes dos Poderes Legislativos e Executivos e da sociedade civil dos municípios.
Na reunião, o engenheiro Vitor Coelho, membro do grupo técnico, fez uma apresentação sobre a situação dos resíduos sólidos nas cidades e o funcionamento da usina de processamento de lixo para geração de energia, uma das propostas discutidas pelo grupo para o tratamento dos resíduos.
Publicado por: Assessoria de Comunicação