O vereador Dr. Renato Martins (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que autoriza o Poder Executivo a criar o programa comunitário medicinal “Plantas que Curam”, com o objetivo de incentivar o cultivo e o uso de plantas medicinais.
De acordo com a proposta, o programa seria desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Saúde e Cultura, utilizando a infraestrutura do parque ecológico de Americana, visando divulgar as características terapêuticas das plantas medicinais e fornecer orientação para o plantio, cultivo e manuseio das mudas.
O parlamentar defende no projeto que o uso das plantas e ervas medicinais como prática terapêutica pode auxiliar a população como prática de saúde preventiva e curativa. “Os altos investimentos em insumos e medicamentos por parte do setor público, bem como defasagens no programa de farmácia popular e repasse de verbas do SUS ao setor público, fazem com que o Programa Comunitário Medicinal Plantas que Curam seja de extrema relevância”, ponta.
“Por meio do cultivo, manuseio e manutenção caseira ou comunitária de plantas medicinais, favorece-se terapeuticamente o bem-estar e desenvolve-se um processo de vivências, pesquisa, autoformação e construção coletiva para toda a sociedade.”, conclui Dr. Martins.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação