O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências do Poder Executivo sobre a prestação de serviços de transporte público e funcionamento das linhas e itinerários em Americana.
No documento, o parlamentar cita o recente reajuste na tarifa do transporte público e destaca que continua recebendo reclamações de superlotação, linhas com poucos carros e pontos sem abrigos.
Malheiros lembra que matéria divulgada pela imprensa local noticiou a elaboração de um edital de licitação para contratação de nova empresa, prevendo a reestruturação das linhas existentes no segundo ano do contrato. A sugestão é de utilização de uma rede-tronco alimentadora, com diversas linhas percorrendo itinerários comuns a um conjunto de linhas, fazendo a ligação de pontos estratégicos nos bairros.
“A adaptação a tal sistema causará um desacerto nos hábitos dos usuários do serviço público, uma vez que poderá gerar redução da área de alcance dos atendimentos”, aponta.
No requerimento, o vereador pergunta quantas e quais linhas de ônibus atendem no município e quantos carros são disponibilizados para cada uma. Questiona a razão de alguns bairros, como Residencial Jaguari, Jardim Boer e Jardim da Paz terem sofrido reduções em suas linhas e se alguma ação de fiscalização para a solução dos problemas dos usuários foi tomada.
Malheiros pergunta ainda os motivos que justificam a reestruturação das linhas urbanas prevista para o segundo ano de contrato. “Tal sistema aplicado em passado recente foi inviável, prejudicando e encarecendo o atendimento dos usuários”, conclui.
O requerimento deverá ser discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação