Professor Padre Sérgio propõe criação do programa “Criança Matriculada, Árvore Plantada”


Visualize fotos

O vereador Professor Padre Sérgio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a criação do programa “Criança Matriculada, Árvore Plantada” na rede pública de ensino.

 

De acordo com a proposta, para cada aluno matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Americana, será plantada uma muda de espécie arbórea ornamental ou frutífera, em local apropriado.

 

O objetivo do projeto, segundo o autor, é criar mecanismos de fomento à educação e preservação ambiental no município. “A medida busca chamar a atenção para problemas relacionados à natureza. É importante que o cidadão participe também do desenvolvimento sustentável, pois se sabe da eficiência da climatização do natural do espaço urbano”, expõe.

 

O projeto estipula que as mudas deverão ser adquiridas no Viveiro Municipal de Americana, que as distribui gratuitamente, sendo plantada preferencialmente pelo aluno e próximo a instituição de ensino onde ele foi matriculado, observadas as regras de urbanismo da legislação vigente. Cada estudante participante receberá o certificado “Criança Amiga da Natureza”, contendo os dados do plantio.

 

“Além de promover a educação ambiental, a propositura tem o objetivo de mitigar o problema da degradação da natureza causada pelo desmatamento indiscriminado. A proposta é um ponto de partida para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos, já que cada árvore com idade média e 30 anos possui capacidade de reter seis quilos de gás carbônico por ano, o que ajuda a equilibrar o ambiente e ameniza problema respiratórios”, acrescenta Padre Sérgio.

 

“Estamos todos tristes com as queimadas registradas na Amazônia. Infelizmente, não podemos ajudar no combate às chamas que têm devastado a maior floresta tropical do mundo. Contudo, a proposição de leis como esta, que incentivam o plantio de árvores e colaboram com a conservação do meio ambiente, podem ajudar - na medida das nossas possibilidades - a mitigar os impactos da degradação da natureza que temos visto no Brasil neste ano”, conclui.

 

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação