O vereador Paulo Chocolate (PSB) protocolou hoje (14) um Projeto de Lei em que propõe a prorrogação por mais 60 dias da licença-maternidade das servidoras públicas do município de Americana.
De acordo com a proposta, uma licença-maternidade de 180 dias possibilitaria que as servidoras amamentassem seus bebês por pelo menos seis meses, período mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Segundo pesquisadores, outro benefício importante que mãe e filho podem ganhar com a ampliação da licença, principalmente se tratando da alimentação exclusiva do bebê por leite materno até os seis meses de vida, é a significante ajuda para que o organismo da criança possa adquirir mais resistência às infecções”, destaca o projeto.
Chocolate ressalta que “dos benefícios citados, um dos mais importantes resultados desse contato prolongado é a possibilidade de uma maior afetividade entre a mãe e o bebê”. O vereador argumenta ainda que a mãe não precisaria se preocupar com a adaptação do filho com outras fontes de alimentação.
“As futuras mamães poderão retardar e economizar na alimentação complementar, como frutas, verduras e legumes, e, conseqüentemente, terão menos custos e maior qualidade de vida”, explica Chocolate.
O projeto prevê também que “durante todo o período da licença, a mãe da criança não poderá exercer qualquer atividade remunerada e nem colocá-la em creche ou estabelecimento similar”.
Após tramitar pelas comissões da Casa, o projeto deverá ser apreciado pelos vereadores.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação