O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a contratação de empresa para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
No documento, o parlamentar relata que a Administração contratou a Sime Prag pelo prazo de seis meses por um valor de aproximadamente R$ 800 mil e que, segundo matéria divulgada pela imprensa local, a prefeitura não possui um levantamento dos imóveis visitados, embora o edital de contratação estipule 40 mil imóveis atendidos por mês, com até mil horas de nebulização.
“Considerando a terceira maior epidemia de dengue da história de Americana, com recorde de vítimas fatais em 2019, fica claro que o trabalho realizado pela contratada foi ineficiente, e a escolha pelo modelo não foi vantajosa economicamente”, aponta
No requerimento, Padre Sergio pergunta quantos servidores efetivos a prefeitura mantém em seu quadro funcional para controle de vetores atualmente e quanto foi o custo mensal da equipe nos anos de 2016, 2017 e 2018.
Questiona, ainda, como é possível afirmar que o contrato foi cumprido considerando-se que não há nebulização de inseticida desde maio deste ano e que o Executivo não possui levantamento dos imóveis visitados.
O vereador pede ainda a apresentação de dados relativos a atividades realizadas pela empresa, mês a mês, na vigência do acordo e cópias dos mapas e do cronograma de ações que deveriam ser desenvolvidas. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação