Aprovada alteração na Lei Orgânica que permite destinação de resíduos sólidos de outras cidades ao aterro municipal


Visualize fotos

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram com treze votos favoráveis e seis contrários em primeira discussão, durante a sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (30) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município nº 3/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação da lei orgânica permitindo a disposição de resíduos sólidos oriundos de outras cidades em aterros sanitários instalados em Americana.

 

De acordo com o Poder Executivo, autor do projeto, o objetivo da propositura é também possibilitar a implantação de novas técnicas de tratamento de resíduos, em substituição ao atual modelo em operação no nosso município. O projeto foi discutido em audiência pública realizada pela Câmara no início de setembro.

 

Duas emendas foram apresentadas ao projeto: uma emenda de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos) que estabelecia a aterros o limite de recebimento de seis toneladas por mês de resíduos sólidos foi rejeitada por seis votos favoráveis e três contrários. Já uma emenda de autoria da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Comunicação, composta pelos vereadores Gualter Amado – presidente, Maria Giovana (PCdoB) e Thiago Martins (PV) – membros, que determina que aterros da iniciativa privada deverão observar em suas atividades o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de apresentar Estudos de Impacto de Vizinhança e fomentar a coleta seletiva, foi aprovada com dezoito votos favoráveis e um contrário.

 

O projeto será discutido e votado pelos vereadores em redação final durante sessão extraordinária que acontece no dia 12 de novembro, às 9h.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação