O vereador Welington Rezende (Patriota) protocolou na terça-feira (5) na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento questionando a prefeitura de Americana sobre descarte de entulho que caminhões do município têm realizado no aterro sanitário desativado, localizado na região do Pós-Represa.
No documento, Rezende relata ter flagrado na última sexta-feira (1) veículos com logotipo da prefeitura depositando entulhos e resíduos de construção civil no antigo aterro. O parlamentar quer saber os motivos pelos quais ocorre o descarte no local desativado e questiona se a municipalidade possui autorização expressa de órgão ambiental para o descarte, além de solicitar cópia do documento expedido por órgão competente.
"É importante a gente ter o pleno conhecimento dos fatos. Questionei um dos motoristas enquanto ele fazia o descarte no aterro desativado, e ele nos disse que os entulhos descartados estavam vindo do ecoponto da região da Praia Azul", disse o parlamentar.
O parlamentar destacou que o aterro desativado é contaminado por metais pesados, segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e que a contaminação atingiu tanto o solo superficial quanto as águas subterrâneas (lençol freático) no antigo aterro.
"Temos de fiscalizar essa situação e garantir que o município cumpra à risca as legislações ambientais vigentes", argumentou. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7).
* Com informações e foto da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação