O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a instituição de feriado municipal no dia 20 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
Atualmente, a lei municipal nº 6.098/2017 estipula a comemoração da data em Americana no terceiro domingo do mês de novembro. Entretanto, de acordo com o parlamentar, a celebração da data em um feriado no dia 20 ajuda a ampliar a conscientização e a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
“A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência contra a escravidão, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro. Com base em tais fatos, entende-se como fundamental a instituição desse feriado em Americana”, defende Padre Sergio.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
* Foto: Audiência pública realizada na Câmara em 2017 sobre a instituição do feriado na cidade
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação