O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre atendimentos, óbitos e isolamento de pacientes com doenças contagiosas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
No documento o parlamentar destaca que, segundo reportagem divulgada pela imprensa local, o hospital realizou cerca de 3.500 atendimentos por dia no primeiro semestre de 2019. “Mesmo que esse montante inclua cirurgias, exames e consultas, e que as informações são provenientes de plataforma criada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), é um número que chama a atenção, aparentemente desproporcionais à realidade, se considerarmos respostas a requerimento sobre o tema”, aponta.
“Entre consultas, atendimentos cirúrgicos e obstétricos é possível observar que a média é de 610 procedimentos diários, considerando o mês de maior demanda. Mesmo restando mensurar exames, o valor está muito aquém dos informados pelo jornal”, acrescenta o vereador.
No requerimento, Padre Sergio pergunta qual a lista de procedimentos com finalidade diagnóstica realizados pelo hospital e quantos desses atendimentos foram realizados de setembro a dezembro de 2019. Questiona quais as principais cirurgias realizadas em 2019 caracterizadas como de urgência, qual o tempo de espera para o paciente realizar uma cirurgia eletiva e quais as principais cirurgias eletivas que aguardam em fila de espera.
O parlamentar pede ainda dados de 2019 relativos à quantidade de abortos (naturais ou provocados), número de mortes atestadas no hospital e quantidade de óbitos registrados na UTI, sala de emergência e alas de internação.
Coronavírus
Padre Sergio pergunta também no requerimento sobre a disponibilidade dos diversos setores do hospital municipal para o isolamento de pacientes ou de casos suspeitos do coronavírus, considerando a possibilidade de uma epidemia da doença.
“A preocupação é com as pessoas que estejam viajando para fora do país, independente do destino, pois nos aeroportos existe o contato com pessoas de diversas nacionalidades. Por isso, caso haja uma suspeita, é importante saber se o hospital municipal está preparado”, conclui.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a primeira sessão ordinária de quinta-feira (30).
28/01/2020
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação