O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre ações para a prevenção da gravidez na adolescência e sobre os atendimentos a adolescentes gestantes ou com infecções sexualmente transmissíveis.
No documento, o parlamentar destaca que na semana do dia primeiro de fevereiro é celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “O tema é extremamente importante e exige mais esclarecimentos e informações, sobretudo para serem repassados aos pais e aos próprios adolescentes”, aponta.
Padre Sergio cita dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que apontam que de 2004 a 2015 o número de novos casos de HIV entre meninos e meninas de 15 a 19 anos aumentou 53% no Brasil.
“Diante disso, é justificada a preocupação com a atenção especial dos profissionais de diversas áreas com a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, espaços que ofereçam o debate aberto entre professores e alunos, integrados às suas rotinas; unidades de saúde com equipes de saúde qualificada para atender tanto as gestantes, aquelas com ISTs ou vítimas de violência, o que pode acarretar numa gestação e/ou doença”. Acrescenta o vereador.
No requerimento, Padre Sergio pergunta qual o trabalho preventivo realizado nas escolas e nos espaços de saúde municipais sobre prevenção de gravidez e ISTs na adolescência e quantos partos, cauterizações de condiloma, curetagens e pós-abortos foram realizados no hospital municipal e demais unidades de saúde em pacientes menores de 19 anos durante o ano de 2019.
Questiona, ainda, se existem em Americana centros especializados no atendimento desse público e quais os protocolos de atendimento para adolescentes com ISTs, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e pré-natal de adolescentes.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (6).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação