O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a interrupção do transporte de usuários dos serviços prestados pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana).
No documento o parlamentar relata que, segundo informações, a secretaria municipal de Educação notificou a APAE que o transporte não poderia mais ser utilizado por pessoas com deficiência que não fossem alunos da entidade, devido a óbices jurídicos e legais.
“Deste modo, acontecerá a interrupção do fornecimento do transporte a um considerável número de pessoas com deficiência que realizam suas atividades cotidianas junto à APAE. Portanto, uma eventual mudança de hábito em muito prejudica estas pessoas”, defende Malheiros.
Ainda de acordo com o vereador, em reunião com a secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano foi proposto que as atividades fossem realizadas junto aos CRAS e na região de residência das pessoas com deficiência, através de uma equipe multidisciplinar da APAE, de forma itinerante. “Segundo informações, tal proposta é inexequível e tangencia as atividades rotineiras destas pessoas”, comenta.
No requerimento, Malheiros pergunta quais as razões legais que motivaram a interrupção do fornecimento de transporte para pessoas que realizam suas atividades na APAE e quais são as ações planejadas pela prefeitura atender essas pessoas. Questiona, ainda, por que a secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano não assume o transporte, centralizando os atendimentos na APAE.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação