A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (18) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense a Fábio Henrique Cremonez e Luiz Eduardo Vota Salau e medalha de mérito “Ayrton Senna” a Danilo Binda Glasser, por relevantes serviços prestados ao município.
Durante a solenidade, os homenageados utilizaram a palavra para agradecer pelas honrarias. “Fico muito honrado em receber o título de cidadão americanense. Uma vez me perguntaram por que Americana me faz tão bem. É um lugar que me sinto muito à vontade, tenho amigos e dentro de mim é um desafio de continuar a caminhada da natação na cidade. Quero continuar a fazer com que as crianças e os atletas atinjam seus sonhos, é isso que me motiva”, disse Fábio Henrique Cremonez.
“Receber esta homenagem é motivo de grande orgulho, pois sou defensor da nossa cidade. Em várias oportunidades tive convites de outras cidades, mas não quis sair daqui porque é uma honra levar o nome de Americana para todo o Brasil. Muito obrigado”, falou Luiz Eduardo Vota Salau.
“Dedico essa medalha aos meus amigos, minha família, e especialmente aos meus pais, pois se não fosse por eles terem lutado pela minha vida, talvez eu não estaria aqui hoje. Tenho muito orgulho dessa cidade e sempre fiz questão, a cada medalha, de falar que eu sou de Americana. Obrigado a todos”, discursou Danilo Binda Glasser.
Biografias
Fábio Henrique Cremonez
Fabio Henrique Cremonez nasceu em 1987 na cidade de Jaboticabal – SP e desde muito criança pratica natação. Sua trajetória no esporte o colocou como finalista e medalhista de campeonato brasileiro absoluto.
Aos 16 anos iniciou treinamento profissional na cidade de São Paulo, onde em 2009 viria a conhecer, durante competições, a americanense Mariana Moraes Cremonez, com quem se casou e tem um casal de gêmeos. Foi o namoro que trouxe Fabio a Americana, inicialmente participando em eventos ao finai de semana coordenados por Mariana no Centro Cívico, iniciando sua trajetória esportiva em nossa cidade.
Mudou-se para Americana em 2011. Formado em Administração de Empresas, encontrou dificuldades para seguir carreira na área e recebeu convite do coordenador da Natação do Centro Cívico para ajudar no treinamento, desde que cursasse Educação Física. Aceitou o desafio e passou a auxiliar nas aulas infantis. Formou-se em educação física em 2014 e e passou a treinar categorias maiores. Pós-graduado em Fisiologia do exercício e treinamento desportivo, em 2016 se tornou o coordenador da Natação Americana.
Em 2019 completou o quinto ano consecutivo de atividades com bons resultados de muito trabalho. Hoje, sob a coordenação de Fábio Cremonez, são quase 40 alunos entre 7 e 10 anos de idade, medalhistas em campeonatos Paulistas, finalistas em campeonatos brasileiros e um aluno recordista. Todos os atletas sob treinamento de Fábio colocam Americana entre as 10 melhores equipes de natação do Brasil.
Grato pela cidade que o acolheu, Fabio sempre afirma que ainda tem muito o que fazer para o Esporte de Americana, tendo como um dos principais objetivos o de elevar o nome da Natação Americana como referência mundial, chegando às Olímpiadas e expandindo o trabalho para outras bairros e regiões do município.
Luiz Eduardo Vota Salau
Conhecido como “Dado Salau”, nasceu em 21 de junho de 1982 na cidade catarinense de Blumenau. Dado mudou-se para Americana em 25 de Outubro de 2.000, ocasião que se dedicou a representar comercialmente uma importante indústria de tintas que, à época, possuía um depósito em Americana.
Em outubro de 2002 se desligou da atividade de representante comercial para empreender sua própria distribuidora de tintas, à portas fechadas, instalada no bairro São Vito. Já no ano de 2005, ingressando no comércio varejista, inaugurou sua primeira loja de tintas, a “Dado Tintas”, localizada inicialmente na área central de Americana e que, alguns anos após, transferiu seu endereço para a Avenida Iacanga, no decorrer dos anos abriu mais 4 lojas na cidade.
Dado Salau, um esportista nato, que já patrocinou por diversas vezes o Rio Branco Esporte Clube e esteve a frente do departamento de futebol na Série A3 do Campeonato Paulista de 2.017, fazendo uma brilhante campanha e levando novamente o americanense ao Estádio Décio Vitta. Como desportista, Dado Salau dedicava-se ao futebol e ao tênis, mas sua principal paixão esportiva é o Kart, tornando-se piloto profissional no ano de 2012 e, desde essa época, disputa campeonatos nacionais e internacionais levando o nome de Americana a essas competições.
Danilo Binda Glasser
Danilo Binda Glasser nasceu em São Paulo em 23 de março de 1977, mas sempre morou em Americana. Iniciou sua trajetória no esporte ainda criança, primeiramente motivado pela melhoria de sua saúde e, depois, por paixão. Formado em Educação Física, medalhista Paraolímpico, Mundial e Pan-Americano, recordista mundial de natação, participante das Olimpíadas de Sidney em 2000, um dos maiores e mais vitoriosos atletas de Americana, comentarista esportivo e apresentador de TV.
Casado e pai de dois filhos. A família toda hoje é praticante de beach tennis. Danilo já atuou na natação municipal de Americana com o objetivo de reerguer um centro de treinamento, que por muitos anos foi referência na revelação de atletas. Logo em seguida, após a equipe ser colocada novamente no cenário nacional, com uma estrutura toda reformulada e consolidada, Danilo assumiu o mesmo compromisso com a cidade de Santa Bárbara D´Oeste.
Em 2016 assumiu 2 quadras de saibro e fundou a Winner Academia de Tênis, que vem se tornando referência no segmento, em raquetinha e beach tennis, sendo Diretor Técnico e Professor, além de gerir e organizar torneios durante todo o ano.
Nas Olimpíadas Rio de 2016, foi um dos escolhidos a conduzir as duas tochas, olímpica e paraolímpica, como ex-nadador, medalhista paraolímpico, campeão mundial, do pan-americano e recordista mundial.
Após 2016 o homenageado encerrou sua carreira na natação, mantendo a atividade do tênis e fundando a “Aloha Beach Sports” academia de Beach Tenis em Americana.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação