A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (23) sessão solene para a entrega de títulos de cidadã emérita à senhora Mary Damiani, títulos de cidadão americanense aos senhores Edison Antonio Trevizam e Sargento Hugo Leonardo Trajano Leal da Silva e medalha de mérito Herbert de Souza – Betinho ao senhor Denis de Jesus Dias, por relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por decretos legislativos de autoria do vereador Welington Rezende (Patriota).
Participaram o vereador Welington Rezende, a ex-vereadora Divina Bertalia e o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Americana, Subtenente Tércio Adriano de Silva, além de amigos, familiares e convidados dos homenageados.
Durante o uso da palavra, o vereador Welington Rezende, autor das honrarias, enalteceu o histórico de vida e o trabalho desenvolvido pelos homenageados. “São pessoas maravilhosas que dedicaram e dedicam suas vidas à nossa cidade e à sociedade americanense. É importante reconhecê-los e valorizar os relevantes trabalhos prestados com estas homenagens que entregamos hoje”, disse.
Os homenageados utilizaram a palavra para agradecer pelas honrarias. “Muito me honra receber este título. Ser reconhecida como cidadã emérita significa que valeu a pena todo o esforço, cada dificuldade vencida para alcançar o maior objetivo do meu trabalho, que é incentivar os nossos alunos a serem protagonistas dos seus conhecimentos. Muito obrigada”, discursou Mary Damiani.
“Agradeço ao Welington de coração por esta homenagem, e estendo ela a nossos ex-alunos. Tivemos nove ex-vereadores que passaram pelos bancos do Polivalente, e essa marca deve ser registrada. Agradeço aos professores, funcionários e alunos, e dedico a todos eles”, falou Edison Antonio Trevizam.
“Agradeço primeiramente a Deus por permitir este dia tão especial na minha vida. Fui nomeado instrutor do Tiro de Guerra em 2018. Na oportunidade, existiam diversas vagas e fui agraciado com a nomeação para Americana. Fui recebido de braços abertos e isso me motivou a cumprir com a minha missão da melhor maneira possível. Muito obrigado”, agradeceu o Sargento Hugo Leonardo Trajano Leal da Silva.
“O mundo hoje se encontra carente do mais importante dos valores, o amor ao próximo. Não só na fala, mas na atitude. Sabemos que com muito pouco podemos fazer a diferença na vida de alguém, mas muitos acabam pensando apenas nos próprios sonhos. Por acreditar muito na possibilidade de sonharmos juntos, criei este projeto que foca nos esquecidos, os idosos. Dedico esta homenagem aos participantes do projeto e agradeço a todos”, disse Denis de Jesus Dias.
Biografia – Denis de Jesus Dias
Nascido na cidade de São Paulo, em 24 de março de 1989, Denis é filho do pedreiro Valdecir Novaes Dias e da empregada doméstica Alice Maria de Jesus Dias. Ao completar um ano de idade, a família se mudou de São Paulo para Americana, em busca de qualidade de vida e da tão sonhada casa própria. Ao chegar a Americana no ano de 1990, com muita luta a família conquistou os objetivos.
Em 1997, quando tinha oito anos, a mãe sofreu um acidente de trabalho, impossibilitando-a de realizar suas atividades diárias por mais de um ano, se tornando dependente de familiares e amigos. Devido à queda vieram as sequelas, acarretando em inúmeras sessões de fisioterapia.
Foi, então, que tudo começou a mudar na vida do homenageado. Ao acompanhar a mãe nas sessões de fisioterapia, teve a certeza que essa seria sua profissão. Em 2013, ingressou na universidade e realizou seu grande sonho: ser fisioterapeuta.
Em 2017, se formou e entrou no mercado de trabalho atuando em clínicas de fisioterapia, focadas em atendimento para a terceira idade. Além disso, realizava atendimentos domiciliares para tratar de patologias neurológicas.
O homenageado é pós-graduando em fisioterapia hospitalar, porém, ainda lhe faltava o que sempre sonhou durante toda a graduação: ter um projeto social voltado ao grupo da terceira idade para proporcionar qualidade de vida e mostrar que sempre é possível fazer o bem ao próximo. Então, em 2018, nasceu o projeto social realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no bairro Jardim Brasil.
Na qualidade de fisioterapeuta, Denis atende gratuitamente cerca de 50 idosos todas as terças-feiras pela manhã, promovendo a pratica de exercícios físicos e tratamentos que resultam no bem estar e na melhoria do quadro clínico dos participantes do projeto. Esta população, hoje beneficiada, estava desamparada, visto que o posto de saúde do Jardim Brasil não dispõe de pessoal para atender a essa demanda da região.
Biografia – Edison Antonio Trevizam
Edison Antonio Trevizam é natural de Rio das Pedras, nascido em 09 de julho de 1953, veio para Americana aos três anos de idade. Morou no bairro Frezzarin, onde o avô foi proprietário de um pequeno armazém. Cursou o primário no SESI e no Colégio Divino Salvador, atual sede da Câmara Municipal.
Ingressou no Seminário Católico dos Padres Salvatorianos, em Várzea Paulista, onde estudou por quatro anos. Em seguida, teve passagem pela Escola Heitor Penteado e chegou ao curso de Engenharia da Escola de Engenharia de Piracicaba. Cursou ainda complementação pedagógica na FATEC São Paulo e habilitou sua carreira de professor, função exercida na ETEC Polivalente de Americana há aproximadamente 42 anos.
Biografia – Sargento Hugo Leonardo Trajano Leal da Silva
Nascido em 1º de maio de 1978, no Rio de Janeiro, é filho de Jorge Trajano da Silva e de Solange Leal da Silva, é casado com Vânia Lúcia Ferreira da Silva e padrasto de Priscylla Silva Martins Furtado, ingressou no serviço ativo das Forças Armadas em março de 1997, como soldado da Força Aérea Brasileira, em seguida ingressou às fileiras do Exército Brasileiro em fevereiro de 1999, na Escola de Sargentos das Armas, Bacharel em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.
Mercê de sua capacidade de trabalho e sua ilibada conduta profissional, foi designado em 2018 para exercer a função de Instrutor do Tiro de Guerra de Americana, demonstrando, desenvoltura, organização, seriedade e um elevado senso de responsabilidade diante das diversas situações que lhe foram apresentadas.
Nesta função, destacou-se pelo seu conhecimento e profissionalismo, demonstrando habilidade e competência na condução das diversas atividades e necessidades que lhe foram atribuídas.
Dedicou-se às tarefas administrativas e operacionais com objetividade e lucidez, conduzindo e executando os pesados encargos inerentes ao Tiro de Guerra de Americana, propiciando desta forma a manutenção do elevado padrão de excelência administrativa e operacional do TG 02-045, marca consagrada da Unidade.
Militar de espírito de cooperação elevado e permanente bom humor, demonstrou facilidade para fazer amigos no município de Americana, o que contribuiu efetivamente para a criação e manutenção de uma parceria entre os Órgãos deste município, quais sejam: Prefeitura Municipal de Americana, Câmara Municipal de Vereadores de Americana, Guarda Municipal de Americana, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
O Sargento Trajano vem prestando excepcional serviço ao Tiro de Guerra 02-045 e à sociedade americanense, demonstradas em várias missões e contribuindo com diversas entidades assistenciais da cidade e Fundo Social de Solidariedade em que destacamos apenas algumas das dezenas de campanhas e trabalhos realizados como: Campanha do Agasalho e de Arrecadação de Alimentos; Campanha de Vacinação e Doação de Sangue; Campanha de Combate e Conscientização à COVID-19; além da participação diversos eventos sociais e comunitários da cidade.
Responsável pela concretização da formação de caráter de 100 (Cem) jovens entre 18 e 19 anos do município de Americana. Tudo isso, mostrando sempre competente e organizado, virtudes que traduzem sua personalidade e seu sentimento de bem cumprir suas tarefas da melhor forma possível, demonstrando sua preocupação, responsabilidade, seriedade e principalmente seu comprometimento com o município de Americana.
Biografia – Mary Damiani
Mary Damiani, nasceu em 1961, graduada em Letras pela Unimep, com Latu Sensu em Literatura Moderna, cursou Pedagogia e Latu Sensu em Administração Escolar. Ingressou na ETEC Polivalente de Americana como docente em 1990, atuando também como Orientadora Educacional e assumiu a Direção da Unidade Escolar em julho de 2016.
Durante sua gestão, estimula e incentiva a participação dos alunos em Feiras de Projetos Científicos, o que resultou em diversas premiações para a Escola, entre elas, FEBIC - Feira Brasileira de Iniciação Científica - Jaraguá do Sul – SC; Feira Brasileira de Ciência e Engenharia; CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) entre otras premiações.
Implantou a I TecPoli - Mostra Técnica da ETEC Polivalente de Americana, voltado a apresentação de Projetos dos Cursos Técnicos. Em 2018 a ETEC Polivalente de Americana foi vencedora do Mérito Institucional pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e em Brasília, a Diretora recebeu das mãos do presidente da República o prêmio pela Instituição de Ensino que apresentou o maior número de projetos qualificados.
Também foi premiada como Escola Destaque do “Desafio de Inovação” do Instituto 3M por dois anos consecutivos (2018 e 2019); com isso elaboraram o projeto de um laboratório funcional multidisciplinar, que será equipado com a verba do prêmio da 3M: recebido em outubro de 2019 – como Escola Pioneira.
Firmou parceria com a Organização Junior Achivment: projeto de uma "startup" com alunos dos Cursos Integrados, voltado ao desenvolvimento de um aplicativo. Implantou diversos projetos importantes como o espaço Poli Maker, ambiente destinado a criação e desenvolvimento de projetos, o Poli de Portas Abertas, destinado a apresentar as instalações da Escola a comunidade e oferecer minicursos gratuitos e também o primeiro Café Empresarial, onde o Polivalente abriu as portas aos empresários, apresentando suas instalações, os Cursos oferecidos e projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos. Além disso, foram expostas propostas de parcerias, visando o desenvolvimento pedagógico e social.
Realizou parcerias importantes com a Prefeitura Municipal de Americana, como o Concurso Cultural Cidade Responsável; identidade visual do Centro Cívico e Projeto de revitalização "Jardim do São Roque".
Foi a primeira ETEC a implantar uma nova modalidade de Ensino em parceria com a FATEC Americana e IBM, voltado a preparação do aluno para o mercado de trabalho em 5 anos. Participou da Convenção Internacional Planet P-tech, realizada em Nova York e organizada pela IBM.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação