Professora Juliana questiona contratos de terceirização da área da Saúde


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede cópias de contratos da Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana) com empresas contratadas para fornecimento de mão de obra na rede pública municipal de saúde.

“A partir de 2015, a Administração deu início ao processo de terceirização sistematizada de serviços na Saúde. Os contratos são de mão de obra efetiva que via de regra deveriam ser ocupados por servidores públicos concursados. Recursos que antes iam para servidores efetivos passaram a ser destinados ao lucro milionário de empresas terceirizadas, dando uma falsa ideia de que o percentual de gasto com pessoal abaixou. Esses contratos passaram a ser trespassados a terceiros via Fusame e não estão disponibilizados no Portal da Transparência”, explica a parlamentar.

 

No requerimento, Juliana pede cópia dos contratos firmados entre a Fusame e a empresa Hygea para fornecimento de mão de obra no Pronto Atendimento do Zanaga e no Hospital Municipal e do contrato com a empresa Innovare para fornecimento de mão de obra também no Hospital Municipal.

 

A parlamentar solicita ainda informações detalhadas sobre quadro de profissionais de saúde no PA do Zanaga; quadro de médicos, diretores e enfermeiros contratados pela Hygea e pela Innovare; profissionais contratados exclusivamente para atendimento da demanda de casos de Covid-19 e valores destinados a salários repassados mensalmente às duas empresas.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a primeira sessão ordinária da legislatura, que acontece na quinta-feira, 21 de janeiro.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação