A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre políticas de ação da redução da desigualdade racial no município.
No documento, a parlamentar destaca que o trabalho de combate à desigualdade racial é árduo e muito ainda precisa ser feito. “De alguns anos para cá, a organização e a mobilização da comunidade negra têm propiciado a duras penas uma conscientização e mudança de mentalidade da população. O que tem faltado é o empenho do governo nas três esferas para tornar efetivas as políticas de ações afirmativas que permitirão a redução da desigualdade racial também no município”, comenta.
Segundo Juliana, em reunião realizada recentemente com representantes da Unegro – União dos Negros e Negras de Americana, a vereadora foi informada de que a Unegro, o coletivo Batakotô e a Comissão de Promoção de Igualdade Racial de Americana entregaram aos candidatos a prefeito no período eleitoral uma pauta de reinvindicação, com propostas nas áreas de educação, cultura, saúde, habitação e promoção de ação social.
“A atuação da comunidade negra em um conselho contribuiria com a implementação de diretrizes que possibilitam o fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial. Por isso o nosso interesse em aprofundar o conhecimento sobre a existência de tais políticas públicas nas diversas secretarias”, acrescenta.
No requerimento, a vereadora pergunta quais ações voltadas à redução da desigualdade racial e de combate ao racismo fazem parte dos programas do atual governo e pede que sejam descritas quais políticas públicas estão previstas em cada secretaria municipal. Questiona, ainda, se o prefeito eleito está considerando as reivindicações expressas na pauta de reinvindicação entregue pela comunidade negra no período eleitoral.
Juliana cita também que, embora a lei municipal nº 6.098/2017, que instituiu o Dia Municipal da Consciência Negra em Americana, preveja a realização de atividades em comemoração da data, não há conhecimento de ações desenvolvidas pela prefeitura nos anos de 2018, 2019 e 2020. A parlamentar questiona, então, quais atividades foram executadas nos últimos três anos.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária da próxima quinta-feira (28).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação