O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o funcionamento do banco de sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
De acordo com o parlamentar, diversas reclamações chegaram ao gabinete sobre as condições da unidade. “De acordo com os relatos e em visita ao local, verificamos que existem apenas três macas disponíveis para os doadores e a estrutura é ruim, pois o espaço é muito pequeno e de difícil acesso”, comenta.
“Outro ponto destacado pelos doadores é que precisa ser realizado um agendamento por aplicativo e a coleta do sangue deve ser realizada no período da manhã devido à quantidade de gordura no sangue aumentar após o almoço. Porém, muitas pessoas vão até o banco do sangue sem ter conhecimento prévio dessas informações e não conseguem realizar a doação”, acrescenta Gualter.
No requerimento, o vereador lembra que o funcionamento do banco de sangue é de responsabilidade de uma empresa terceirizada e pede cópia do processo administrativo completo, do contrato e dos relatórios de despesas da empresa nos últimos três meses.
Gualter pergunta ainda se existe planejamento para mudança do local ou melhorias na estrutura do banco de sangue e se há investimentos de publicidade previstos para incentivar a doação de sangue no município.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de quinta-feira (18).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação