Proteção ao Meio Ambiente - Por Lurdinha Ginetti


Proteger o meio ambiente é uma tarefa que compete a cada um de nós. São pequenas ações, que somadas, trazem melhorias para nossa qualidade de vida.
Como presidenta da Comissão Especial de Estudos para recuperação da Gruta Dainese, desenvolvi junto com biólogos, técnicos, engenheiros e outros profissionais um Plano Diretor de Desenvolvimento da Gruta Dainese. É um amplo estudo sobre a situação daquela área verde, que necessita ser recuperada.
Além desse extenso trabalho que contou a colaboração de pessoas empenhadas em resgatar nosso meio ambiente, nosso próximo passo é a realização de audiências pública na região da gruta.
Essas audiências serão o termômetro das ações de recuperação do local. A população poderá sugerir mudanças e colaborar com idéias para fazer com que a Gruta Dainese seja sinônimo de vida.
Muitas medidas foram adotadas para melhorar o meio ambiente e já podemos sentir reflexos de ações passadas. Em 2004 eram registrados 2,5 metros quadrados de área verde por habitante. No ano passado houve um salto para 6,2 – o equivalente a um crescimento de 148%.
É uma grande conquista ambiental, porém falta muito a ser concretizado (o número ideal recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece em 12 metros quadrados de área verde por pessoa).
Portanto, as medidas a serem adotadas agora trarão benefícios futuros – por isso a preocupação com a Gruta Dainese, pois quanto antes iniciarmos sua recuperação, mais cedo poderemos usufruir daquela área.
Cada cidadão também pode fazer sua parte. Separar o lixo reciclável, plantar uma árvore, economizar força e água são pequenos gestos, mas que trazem grandes benefícios ambientais. Quanto mais investirmos na proteção do meio ambiente, mais qualidade de vida teremos.




Publicado por: Assessoria de Comunicação