O vereador Pastor Miguel Pires (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que determina o uso de máscaras transparentes na Administração Pública, enquanto durar a obrigatoriedade de uso por conta da pandemia de Covid-19, para facilitar a comunicação.
De acordo com o texto do projeto, dois funcionários de cada secretaria da Administração Municipal deverão utilizar máscaras transparentes ou ao menos com a região da boca transparente, com o objetivo de facilitar a comunicação por meio da leitura labial, em especial no atendimento a idosos e deficientes auditivos. O projeto especifica ainda que as máscaras serão disponibilizadas pelo próprio poder público.
Na justificativa, o parlamentar lembra que as máscaras passaram a fazer parte da rotina diária, o que aumentou as dificuldades de comunicação das pessoas que buscam atendimento. “A leitura labial é uma das estratégias adotadas para complementar a comunicação e pode ser usada pelas pessoas em diferentes contextos. Essa leitura funciona como agente facilitador para que a mensagem seja recebida com maior clareza”, destaca.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação